A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) proporcionou nesta última terça-feira, (30), uma oficina de aperfeiçoamento para coordenadores municipais do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo tem o propósito de diminuir o acesso ao tabagismo e derivados, e, também impossibilitar mortes recorrentes.
Um dos alinhamentos deste programa, também é prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens.
O Programa também visa ampliar a informação à população sobre os danos causados pelo consumo de tabaco e seus derivados, no âmbito individual e social, e suas consequências para a saúde coletiva e o meio ambiente.
No Tocantins, a doença tem serviços de combate e controle, estabelecidos em 66 municípios, os quais oferecem 124 unidades de tratamento aos fumantes que recebem o apoio psicológico e medicamentoso.
Ao todo o Estado apresenta mais de 150 mil pessoas fumantes.
O trabalho foi realizado por intermédio da Coordenação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo da SES-TO e contou com a participação da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Diretoria de Atenção Especializada (DAS), Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Assistência Farmacêutica Estadual (ASF) e Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS).
Na atividade participaram os municípios de Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Colméia, Tabocão, Guaraí, Tocantínia e Xambioá, locais que atualmente vem se destacando no compromisso e desenvolvimento das ações voltadas à redução da prevalência de fumantes e o tratamento para a cessação do fumar.