O vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Juarez Rigol, participou entre quarta, 28, e quinta-feira, 29, da 2ª reunião ordinária da Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU), em Salvador (BA).
A reunião é o ponto de encontro dos presidentes e vice-presidentes de Juntas Comerciais para debater a modernização do ambiente de negócios brasileiro, bem como alinhar ações estratégicas para simplificar o registro empresarial em todos os estados.
A Jucetins também enviou para o encontro a procuradora jurídica Mariana Sampaio. Ela foi a representante dos procuradores(as) e secretários(as)-gerais de todas as Juntas. Mariana e o vice Juarez representaram o presidente da Jucetins, Issam Saado.
Trabalho conjunto
O vice-presidente Juarez Rigol destacou a importância do trabalho conjunto entre as Juntas Comerciais, ressaltando que a modernização do registro de empresas é um desafio que exige a colaboração de todos. “A busca por soluções inovadoras e a troca de experiências são fundamentais para superar obstáculos e construir um ambiente de negócios mais dinâmico e favorável ao crescimento econômico”, afirmou.
Juarez também frisou a participação efetiva do Tocantins no encontro. “A Jucetins contribui ativamente nas discussões. Inclusive, nossa procuradora foi a representante das procuradorias e secretarias-gerais. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com o fortalecimento do ambiente de negócios brasileiro”.
Pautas
A procuradora da Jucetins, Mariana Sampaio, participou do painel ‘Análise da Reformulação da Instrução Normativa (IN) nº 81’. A IN, emitida pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), trata sobre as diretrizes gerais para registro público de empresas.
Ela apresentou aos presidentes e vices as propostas elaboradas pelos Procuradores e Secretários Gerais das Juntas Comerciais para aperfeiçoar os manuais do DREI. “Pontuamos as principais mudanças a serem sugeridas ao DREI, com o devido embasamento legal. Esses pontos foram discutidos entre os técnicos e representam o entendimento da maioria”, explicou Mariana.
Durante a reunião também foram debatidos os seguintes assuntos: projeto de proteção do CPF; o apoio da Fenaju para os projetos de integração dos Estados; deliberações sobre o II Congresso Internacional do Registro Mercantil; o Código de Defesa do Empreendedor que está em tramitação no Senado, e o tratamento, a segurança e a padronização das coletas de dados.
A diretora do DREI, Amanda Mesquita, também participou do evento. A Fenaju é presidida pela presidente da Junta Comercial do Pará (Jucepa), Cilene Sabino.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas