Tocantins Ações sustentáveis
Naturatins realizará ações no Assentamento Macaúba com foco na preservação e no uso sustentável dos recursos naturais
As atividades começam no mês de agosto e visam esclarecer sobre o uso sustentável dos recursos naturais nas Unidades de Conservação (UCs)
12/07/2023 16h51
Por: Redação
A ação é uma realização do Naturatins por meio das equipes das Unidades de Conservação (UCs) – Foto: Divulgação Naturatins

Para levar orientações acerca da importância da preservação e do uso sustentável dos recursos naturais nas Unidades de Conservação (UCs), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) executará no mês de agosto uma série de ações no Assentamento Macaúba, localizado no município de Pium. As atividades foram definidas no último fim de semana, em visita do Naturatins às famílias da comunidade.

A ação é uma realização do Naturatins por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, Parque Estadual do Cantão (PEC) e Unidade Regional de Paraíso, juntamente com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a convite do presidente do Assentamento Macaúba, Valdir Alvez.

De acordo com a guarda-parque do Naturatins, Marina Moreno, por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa, serão abordados temas sobre a pesca consciente, o manejo do fogo, o licenciamento ambiental, entre outros. “Estas são algumas das ações definidas para levarmos à comunidade a partir do próximo mês”, informou.

Continua após a publicidade

Loading...

 O Naturatins deve executar no mês de agosto uma série de ações no Assentamento Macaúba - Foto: Divulgação Naturatins

 

Para as crianças, que também estarão envolvidas nas atividades, Marina Moreno informou que serão ofertadas oficinas de jogos teatrais, contação de histórias e malabares com material reciclado. Os produtores por sua vez receberão oficinas de culinária com frutos do cerrado e criação de um meliponário.

Localizado a 320 quilômetros da APA Ilha do Bananal/Cantão, o assentamento é composto por 112 famílias. Marina Moreno destacou a importância dessas orientações para a comunidade. “É fundamental que essas famílias assentadas no entorno da APA e do PEC recebam essas orientações, para que nos ajudem a preservar as UC’s, com práticas sustentáveis”, frisou.

O presidente do assentamento, Valdir Alvez, considerou a ação importante, porque além de levar orientações acerca da preservação ambiental, também serão transmitidas à comunidade informações diversas sobre possíveis atividades sustentáveis.