Recentemente, mosaicos de Sansão, um dos juízes bíblicos, foram divulgados. Os arqueólogos da “Escavação de Huqoq” encontraram a obra de arte em uma sinagoga de 1.600 anos em Huqoq, uma antiga vila judaica na Baixa Galileia, em Israel.
No centro da antiga obra de arte, é possível ver uma inscrição em hebraico que é rodeada por uma coroa de flores. Já em suas laterais, existem desenhos representando leões com as suas patas dianteiras sobre as cabeças de touros, tigres perseguindo íbex (um tipo de mamífero caprino) e cenas com referência à história de Sansão. O painel de mosaico inclui também a representação de um cavaleiro e um soldado filisteu mortos.
As recentes descobertas aprofundaram a narrativa sobre a vida de Sansão. A escavação de Huqoq teve duração de uma década a partir de um esforço internacional, que resultou em descobertas importantes sobre a terra de Israel no final da era romana, por volta de 400 a.C. O projeto foi liderado pelo professor Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte.
Nas temporadas de escavação de 2012 e 2013, outros painéis de mosaico retratando momentos da vida de Sansão já haviam sido descobertos. Os arqueólogos encontraram representações das façanhas de Sansão com raposas, segundo revelado em Juízes 15.4, como também de Sansão carregando o portão de Gaza nos ombros, segundo Juízes 16.3.
Vale destacar que o local das descobertas arqueológicas serão entregues à Autoridade de Antiguidades de Israel e ao Keren Kayemet LeIsrael-Jewish National Fund. Assim, o local histórico será transformado em atração turística.