Começaram nesta segunda-feira, 21, nas unidades educacionais de Palmas, as atividades da Semana da Diversidade e Inclusão, que visam promover a construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos, pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças, além de despertar toda comunidade escolar sobre a importância de valorizar as diferenças individuais. A programação alusiva à semana acontece nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantis (Cmeis) até a próxima sexta-feira, 25, dia de encerramento das ações.
Durante toda a semana acontecem mobilizações, apresentações culturais, palestras educativas, contação de histórias, gincanas, teatro, dentre outros. Todas as atividades envolvem alunos e comunidade escolar como forma de explanar parte do trabalho voltado à educação especial realizado na rede municipal.
Programação
As crianças do Cmei Amâncio José de Moraes, localizado na quadra Arse 122 (206 Sul), participaram na manhã desta segunda-feira, 21, de um momento lúdico, onde assistiram à apresentação da história ‘Menina bonita do laço de fita’ escrita por Ana Maria Machado, e aborda temas ligados ao respeito e à valorização das diferenças, além de contribuir para o combate ao racismo na infância.
A professora da Sala de Recursos Multifuncionais da unidade, Jusmarina Assunção, ressalta que é importante se trabalhar desde cedo com as crianças o respeito à diversidade e a inclusão. “Devemos ensinar nossas crianças desde cedo que a diversidade está no nosso meio, em qualquer lugar, e que mesmo nas diferenças, somos todos iguais, com direitos e deveres, que devemos conviver respeitando essas diferenças”, destacou.
No Cmei Matheus Henrique de Castro, na quadra Arso 112 (1105 Sul), as crianças ficaram atentas, ouvindo as histórias contadas pelas professoras: ‘O menino de todas as cores’ de Luísa Ducla Soares e ‘Bom dia todas as cores’ de Ruth Rocha.
Segundo a orientadora educacional do Cmei, Ana Lúcia Nestor, as atividades desenvolvidas têm por objetivo despertar entre as crianças o conhecimento, aceitação e o respeito às diferenças. “Nós procuramos trabalhar junto às crianças o autoconhecimento e a aceitação de suas características, a autoestima em relação à sua identidade e principalmente mostrar que somos pessoas diversas, com aspectos e características diferentes, mas que devemos respeitar essas diferenças.”
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas