Uma das unidades educacionais que participam do projeto Recicla Kids, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com o Instituto Global 7, que visa estabelecer coleta seletiva em unidades de ensino da Capital, a Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada na região sul da Capital, participou na última semana da primeira ação de coleta dos produtos recicláveis recolhidos pelos alunos e depositados na escola.
A ação de conscientização ambiental que tem como base a política de “Reduzir, Reutilizar e Reciclar (Princípio dos 3Rs)” e faz parte das atividades que compõem o termo de parceria firmado entre a Semed e o Instituto Global 7, assinado em 2021 e executado desde então.
Nesta primeira coleta, que contou com o envolvimento de cerca de 700 alunos, professores e servidores da escola, foram recolhidos diversos materiais, entre alumínio, plástico, papel, papelão, latinhas, garrafas pet, embalagens de produtos de higiene e limpeza, dentre outros. O material coletado será levado para um centro de triagem para separação, classificação, pesagem e encaminhamento para indústria de reciclagem.
Segundo o diretor da unidade educacional, Othon Pereira, essas ações educativas fazem os alunos refletirem sobre o problema do lixo e a necessidade de reciclagem, promovendo assim uma mudança de mentalidade e de consciência ambiental. “Como cidadãos conscientes, devemos cuidar do meio ambiente de maneira adequada, para que o futuro das próximas gerações não seja comprometido”, disse.
O projeto
O principal objetivo do Recicla Kids é transformar a cultura em relação ao rejeito de resíduos, por meio da promoção de ações práticas de coleta seletiva, articuladas com a formação educacional de crianças com idade entre quatro e 12 anos, com o envolvimento de familiares e profissionais da educação. A proposta é fomentar a coleta seletiva, entre a comunidade escolar, de alumínio e demais metais, plástico, papéis, papelão e óleo de fritura, com abordagem educativa.
Participam do projeto as seguintes unidades: ETIs Almirante Tamandaré, Padre Josimo Tavares, Eurídice de Mello, Margarida Lemos, Santa Bárbara, Cmei Príncipes e Princesas, e escolas municipais Francisca Brandão Ramalho, Beatriz Rodrigues, Mestre Pacífico Siqueira Campos e Thiago Barbosa.
Reformas Governador Wanderlei Barbosa autoriza reforma de três escolas estaduais em Palmas com investimento de quase R$ 3 milhões
Reforma Reforma do Colégio Estadual Rachel de Queiroz está em fase final em Palmas
Educação Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a primeira infância durante lançamento do projeto “TCE de Olho no Futuro”
IA Deputados aprovam inclusão de disciplina de Inteligência Artificial nas escolas do Tocantins
Premiação Governo do Tocantins abre inscrições para o Prêmio Escola que Transforma 2025, com mais de R$ 2 milhões em premiações para unidades de ensino e profissionais da educação
Reciclagem Reciclagem é tema de palestra a alunos da Escola Municipal Luzia Tavares