As propriedades rurais das regiões da Grota D’Água, Coqueirinhos, Projeto de Assentamento São João, Água Fria, Vale da Cachoeira (região do Dertins) são as primeiras a receberem as equipes de vacinação contra a raiva animal da primeira etapa da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica em Palmas referente a 2023. A mobilização começou logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 25, e seguirá até o dia 11 de novembro, na zona rural.
O trabalho em conjunto entre os agentes de Combate de Endemias e os agentes Comunitários de Saúde consiste na visita domiciliar às propriedades rurais de Palmas, inclusive nos distritos Taquaruçu e Buritirana, para garantir a cobertura vacinal de cães e gatos contra a raiva.
Preocupada com a saúde dos dois cachorros que cria, a crocheteira Cristiane Vieira da Conceição, 41 anos, recebeu prontamente a equipe de imunização. A moradora do Vale da Cachoeira afirma que de outra forma não teria como vacinar os animais, pois o deslocamento até a cidade não é fácil para ela. “Acho importante que tragam a vacina até a residência, assim conseguimos proteger nossos animais contra a raiva”, explicou a tutora dos cachorros Fera e Dom.
O autônomo Felipe Souza Silva, tutor de três cachorros e três gatos, explica que, mesmo tendo como levar os animais até a cidade, a logística seria bem complicada, principalmente para os gatos. “Os gatos não estão acostumados a andarem de carro e são mais difíceis de lidar do que os cachorros. Considero importante essa mobilização porta a porta”, informou.
Dia D
A zona urbana terá o Dia D de vacinação, em 21 de outubro. Em locais específicos, de norte a sul da cidade, os tutores poderão levar seus animaizinhos.
Os pontos de vacinação e horário de atendimento serão divulgados posteriormente pela Semus.
Programação
A programação completa das regiões rurais com os locais e dias de visitação estão disponíveis na tabela abaixo ou clicando aqui.