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Educação Café literário

Alunos do Centro de Ensino Médio de Taquaralto lançam livro de poemas em café literário

Comunidade escolar e familiares participaram do Café Literário: Tecendo escritas 2023

31/10/2023 05h39 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Alunos do Centro de Ensino Médio de Taquaralto lançam livro de poemas em café literário

O resultado de muito talento e da dedicação de estudantes e professores foi apresentado à comunidade escolar de Palmas, no Café Literário: Tecendo escritas 2023. O evento promovido pelo Centro de Ensino Médio de Taquaralto (CEM) acontece desde 2017 e lança, anualmente, uma coletânea de poesias de autoria dos educandos, produzidas ao longo do ano letivo.

O Café Literário é realizado anualmente e reúne a comunidade escolar e familiares para o lançamento do livro

O projeto Café Literário visa despertar o gosto pela leitura e pela produção textual, em um trabalho conjunto que envolve os estudantes e os servidores de todas as áreas da unidade de ensino, numa ação que favorece o desenvolvimento da escrita, a criatividade, a autonomia e a socialização.

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Os textos das estudantes Jamile Cordeiro de Souza e Yasmin Leite da Costa Lima integram o livro Tecendo escritas

As estudantes da 3ª série do ensino médio, Yasmin Leite da Costa Lima e Jamile Cordeiro de Souza, estão entre os autores do livro. “Fiquei muito feliz em ver meu texto publicado. O livro é o reconhecimento da nossa dedicação”, disse Jamile. Para Yasmin, a leitura e a produção textual, incentivadas pelo projeto Tecendo escritas “ampliam os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a capacidade dos estudantes. É gratificante ver esse resultado”.

Durante o lançamento da obra, os professores ressaltaram mudanças significativas no desenvolvimento dos estudantes com relação à produção textual, com ampliação do vocabulário, da ortografia e do conhecimento de mundo, observações sintetizadas pela diretora da unidade escolar, Eliane Caetano Mendonça. “Além da formação de novos leitores/escritores, percebe-se uma transformação que vai além, com uma nova postura dos estudantes que passam a ver a literatura como algo que faz parte do seu cotidiano”, enfatizou. 

Lara Cristina Sanches Silva está concluindo o ensino médio e teve um de seus textos selecionados para a coletânea lançada

Lara Cristina Sanches Silva, aluna da 3ª série, fez um discurso emocionante em agradecimento aos professores de linguagens da unidade de ensino. “Sou muito grata a todos pelos ensinamentos. Passei a amar a literatura depois que comecei a estudar aqui no CEM de Taquaralto. Reconheço que cada professor tem um papel fundamental na minha formação e na minha vida e isso tem se refletido como um incentivo para ver a educação como uma carreira com a qual me identifico muito”, relatou.

Além de desenvolver o hábito de leitura e escrita, o projeto do CEM de Taquaralto busca utilizar a literatura como ferramenta de formação de sujeitos críticos, autônomos e transformadores de suas realidades. O resultado foi evidenciado pelo relato de alunos egressos que participaram do Café Literário.

O contador Leonardo Pessoa falou sobre sua trajetória escolar e profissional e presenteou a ex-professora, Alcina Barra, com um livro de sua autoria

Um dos convidados foi o contador Leonardo Pessoa, que cursou todo o ensino médio na unidade escolar e presenteou a ex-professora de linguagens, Alcina Barra, com um livro de sua autoria. “Foi aqui que descobri o gosto pela leitura e pela escrita, incentivado pela professora Alcina. Sou grato a todo ensinamento e incentivo, que foram fundamentais para o profissional que me tornei”, enfatizou.

O estudante Kauã Araujo Santana com a mãe Antônia Severina de Santana no lançamento do livro.

Quem também fez questão de prestigiar o Café Literário 2023 foi Antônia Severina de Santana, mãe do estudante Kauã Araujo Santana, que teve um poema selecionado para o livro. Ela recebeu a obra impressa com muito orgulho. “Agradeço a escola por todo esse incentivo à leitura e à escrita, tão importantes para a formação escolar e para a vida”, disse, comovida.

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