Segunda, 08 de Julho de 2024 03:35
63 98144-6969
Concursos Entrevista

Governador Wanderlei Barbosa promete concursos para a saúde e segurança e se compromete com a transparência no governo

Governador Wanderlei Barbosa fala sobre os principais desafios para o novo mandato.

03/01/2023 05h10 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: g1 Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa promete concursos para a saúde e segurança e se compromete com a transparência no governo

Em entrevista ao Jornal Anhanguera 1ª Edição, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reforçou diversas promessas feitas em campanha e citou que em 2023, concursos para a saúde e segurança pública terão andamento. Também afirmou que haverá investimentos para políticas sociais, melhorias nas rodovias e que pretende ampliar projeto de primeiro emprego para jovens tocantinenses. Veja alguns temas abordados na entrevista:

Concursos – Wanderlei disse que o governo trabalha na viabilização de um concurso na Segurança Pública e na Saúde. Nesse último, deve ofertar cerca de seis mil vagas, sendo para médicos aproximadamente duas mil vagas. Mas o edital deve sair somente no segundo semestre do ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

Cumprir o mandato – Para evitar o que aconteceu com outros mandados de governador, Wanderlei disse que vai manter a transparência em seu governo, orientando as comissões de licitação e barrando a prática de preços acima do mercado. Também reforçou que haverá o respeito à Leis de Responsabilidade Fiscal para evitar problemas com orçamento. “Se eu não for perseguido, vou fazer meu mandato com coerência”.

Desde a gestão de 2003 a 2006, nenhum governador eleito pelo povo tocantinense terminou o mandato. O próprio Wanderlei assumiu o Executivo após o então governador Mauro Carlesse (PHS) renunciar ao cargo, do qual estava afastado pelo STJ desde outubro de 2021, por suspeitas de corrupção.

Primeiro emprego – Depois que o TCE autorizou o andamento do projeto Jovem Trabalhador, que possibilita o primeiro emprego, o governador diz que ele terá andamento neste ano. Apesar de não ter gostado das alterações no projeto, como a redução de seis mil para três mil contemplados, Wanderlei afirmou que pretende atingir mais jovens.

Criação de empregos e atração de empresas – O governador afirmou que fará investimento nos parques industriais em cidades como Araguaína e Guaraí, pois isso atrairá empresários e, consequentemente, terá criação de empregos. Ele citou que o Tocantins está sendo preparado para ter endereços urbanizados e qualificados para esses empresários eu pretendem investir no estado.

Programas sociais – O governador também reforçou que programas sociais para atender a população carente vão ser implementados em 2023, como vale-gás e outros.

Turismo no Jalapão - Ele diz que a região está abandonada e por isso pretende abrir uma discussão para a criação de um projeto que vai abranger todo o Jalapão. Mas afirmou que não vai concessionar nenhuma área da região. Diz que quer incentivar a população local a trabalhar com o turismo de forma sustentável com os atrativos.

Segurança pública – Estamos preparando nossos quadros de reposição de homens nas ruas e que durante os cursos de formação, há algumas desistências. Mas prometeu policiamento diário em todas as cidades tocantinenses. Também citou que em cada cidade será entregue sua delegacia com pelo menos entre seis e oito homens.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.