Tocantins Palmas
Rede municipal de ensino de Palmas se prepara para realizar primeira Mostra de Foguetes da Capital
A ação contará com a participação efetiva dos estudantes, professores, pais e toda a comunidade escolar. Antes dos lançamentos serão realizadas oficinas com todos os alunos das unidades educacionais que se interessaram em participar da ação.
22/11/2023 15h10
Por: Redação
Foto: Divulgação

Inspirar os alunos da rede pública municipal a construírem protótipos de foguetes e bases de lançamento para serem apresentados nacionalmente, além fomentar o interesse pela astronáutica, física e astronomia, por meio do conhecimento científico de uma forma lúdica e cooperativa, é o desafio da primeira Mostra Palmense de Foguetes (Mopfog), programada para o início do ano letivo de 2024, nas escolas da Capital. Antes dos lançamentos serão realizadas oficinas com todos os alunos das unidades educacionais que se interessaram em participar da ação.

O excelente desempenho dos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, localizada na ACSU-NO 40 (301 Norte), na etapa local da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), foi o que inspirou o professor de história, Wellington Andrade, a organizar um evento local, oportunizando a participação de mais alunos, com baixo custo, uma vez que os participantes locais não precisarão arcar com despesas de viagens. A ação contará com a participação efetiva dos estudantes, professores, pais e toda a comunidade escolar. 

Além de desenvolver junto aos estudantes habilidades para o conhecimento científico multidisciplinar, por meio da astronomia, astronáutica e disciplinas como história, geografia, matemática, química e física, o projeto ainda vai colaborar no combate ao acúmulo de lixo, reaproveitando resíduos, que seriam jogados na natureza, para transformá-los em objeto de pesquisa, já que a matéria prima dos protótipos é a garrafa pet.  

Continua após a publicidade

Loading...

A etapa de Palmas será um ensaio, a depender do desempenho dos participantes e se alcançarem a distância regulamentar, poderão ser convidados para participarem da etapa nacional, em Barra do Piraí-RJ.

Medalha de ouro em 2023

Neste ano, seis alunos da ETI Padre Josimo foram até a cidade de Barra do Piraí (RJ), participar da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes - 17ª Mobfog e 48ª Jornada de Foguetes. Eles foram convidados pela organização do evento nacional por conseguirem excelentes alcances nos lançamentos dos foguetes confeccionados por eles, durante a etapa classificatória, em Palmas, o que rendeu medalhas de ouro ao ‘projeto Mobfog Josimo’, classificado com o nível III de astronomia e astronáutica.

“O resultado local nos surpreendeu. A distância mínima a ser alcançada era de 90 metros e os nossos foguetes ultrapassaram e graças ao empenho dos nossos alunos. Já na participação da etapa nacional obtivemos um bom resultado, mas ficamos apenas com medalhas de participação. Vamos trabalhar para melhorar esses resultados, tanto na Mostra de Palmas, quanto na nacional”, pondera o professor Wellington Andrade.