Educação Educação
Professora da ETI Luiz Nunes de Oliveira lança livro para público infantojuvenil
Ela explica que o pontapé inicial para criar o livro foi concordar que as crianças livres para escolherem seu fruto preferido.
14/12/2023 09h54
Por: Redação
Crédito foto: Divulgação Semed

Uma coletânea de textos e desenhos dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Tempo Integral Luiz Nunes Oliveira (ETI) foi transformada em livro, que será lançado na segunda-feira, 18, às 9h, na própria unidade educacional, situada em Buritirana. A obra recebeu o título de ‘Ler tem Sabor - o Livro das Rimas’ e foi produzida sob a orientação da professora da unidade Terezinha Diógenes, que acompanhou os alunos durante a produção dos trabalhos. 

A educadora conta que sempre sonhou em escrever um livro com participação das crianças. “Era um sonho antigo construir um livro com as crianças para incentivar  nelas o gosto pela leitura. E neste ano, já com 30 anos de profissão, esse desejo aumentou ainda mais dentro de mim. Foi então que decidi escrever com  a turma do 2º ano, pois as crianças já tinham sido alfabetizadas no 1º ano com o projeto de letramento Ler tem Sabor”, revela.

Ela explica que o pontapé inicial para criar o livro foi concordar que as crianças livres para escolherem seu fruto preferido. “Depois vieram os desenhos, a pintura e a escrita livre. Cada dia era dia de construção na sala de aula, nas rodas de conversa, nos momentos de leitura, nas brincadeiras, nas aulas de teatro e de língua inglesa”, conta a professora.  

Continua após a publicidade

Loading...

O livro

Os textos e desenhos reunidos no livro ‘Ler tem Sabor - o Livro das Rimas’ abordam a temática dos frutos do cerrado para fortalecer e valorizar a cultura da região. Além das crianças do 2º ano da ETI Luiz Nunes Oliveira, a obra contou com a contribuição de toda equipe pedagógica da unidade educacional.

“O livro é dedicado às nossas crianças e feito com muito carinho para incentivar a leitura, para as crianças descobrirem o prazer e o gosto pelos livros. Procuramos deixar o livro com os desenhos bem coloridos para poder chamar ainda mais a atenção das crianças”, concluiu a educadora.