Terça, 08 de Julho de 2025 01:37
63 98144-6969
Tocantins Palmas

Ecopontos e aterro de Palmas recebem visita técnica da Semarh

O mapeamento, segundo a pasta estadual, irá auxiliar na implementação de Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

23/12/2023 10h43
Por: Redação
Visita também ocorreu no ecoponto de galhadas, onde restos de poda são triturados para se transformar em compostagem
Visita também ocorreu no ecoponto de galhadas, onde restos de poda são triturados para se transformar em compostagem

Os Ecopontos de Galhada e Pneus e o Aterro Sanitário de Palmas receberam visita no último dia 19 de dezembro de gestores e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que estão realizando visitas técnicas para mapeamento da gestão de resíduos sólidos no Tocantins. O mapeamento, segundo a pasta estadual, irá auxiliar na implementação de Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

“A Semarh está fazendo um trabalho de mapeamento de iniciativas da cadeia de resíduos sólidos e essa visita foi muito importante para entendermos como a Capital está cuidando dos resíduos, quais são os planos para pensarmos em formas de cooperação e parceria. Ficamos bem impressionais com o que vimos”, disse a diretora estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Figueiredo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atualmente, Palmas possui dois ecopontos, que são pontos de referência para destinação de restos de poda (galhadas) e pneus desgastados para reaproveitamento. No Ecoponto de galhadas, todo resíduo recolhido de podas de parques e praças e da poda doméstica realizada pelos moradores da Capital é submetida a trituração para produção de compostagem, que é usada como insumo orgânico nos parques e jardins públicos da Capital. 

Já o Ecoponto de Pneus de Palmas recebe voluntariamente de cidadãos e borracharias todo pneu sem uso para devolução à cadeia de logística reversa da indústria de borracha. Segundo ela, 70% dos pneus inservíveis recolhidos em todo o Brasil são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo.  

Outro equipamento visitado foi o Aterro Sanitário de Palmas para onde é dada a destinação final e o tratamento dos resíduos sólidos coletados de porta em porta em toda a Capital. Por dia, são encaminhados para lá cerca de 340 toneladas. Após a visita técnica, a gerente estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Hélia Pacheco, elogiou a gestão dos equipamentos visitados. “A gente pôde constatar que o trabalho é muito bem feito. Tudo está sendo destinado para locais adequados atendendo a lei. Ficamos muito felizes em conhecer e divulgar para outros municípios como exemplo”, explicou.

A secretária-executiva da Semarh, Mônica Avelino, também classificou a visita como de grande importância. “É muito necessário que saibamos a forma como está sendo tratado, para definir diretrizes e normativas para o Estado e a aplicação disso é muito importante para a sustentabilidade e minimizar impactos no clima. Estamos no período de aprimoramento de conhecimentos. A gente tem que pensar como viabilizar técnicas para municípios menores”, disse Mônica.

As visitas foram conduzidas pelo secretário-executivo de Serviços Públicos, William Roberto de Ataídes, que explicou a operação de cada ecoponto e do aterro. “Essa visita foi muito boa para que a Semarh veja como o Município de Palmas está trabalhando e para que a interação entre Município e Estado continue ocorrendo de forma transparente. É sempre uma oportunidade, inclusive, para pensarmos em parcerias e novos projetos”, avaliou o secretário-executivo William Roberto de Ataídes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.