Terça, 08 de Julho de 2025 01:02
63 98144-6969
Tocantins Palmas

Mais de 800 luminárias serão substituídas em avenidas e praças de Palmas

A estimativa é de redução em 67% do consumo de energia em iluminação pública somente na Av.

12/01/2024 12h16
Por: Redação
Troca de luminárias de vapor de sódio (azuis) por LED (prateada) na Av. Teotônio Segurado, em frente ao anexo da Defensoria Pública Estadual
Troca de luminárias de vapor de sódio (azuis) por LED (prateada) na Av. Teotônio Segurado, em frente ao anexo da Defensoria Pública Estadual

Palmas está modernizando a infraestrutura de iluminação pública de importantes avenidas da Capital. Até o mês de março de 2024, serão feitas 803 trocas de lâmpadas lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico por luminárias de diodo emissor de luz (LED).

As trocas se iniciaram pela Avenida Teotônio Segurado. Também serão contempladas a Avenida JK e as praças públicas das Quadras Arse 21 e 92 (204 e 906 Sul). Serão 523 luminárias LED na Av. Teotônio Segurado (Av. LO-11 até a ponte sobre o ribeirão Taquaruçu) e 280 luminárias de LED distribuídas nas duas praças citadas e na Av. JK (entre a rotatória com a NS-06 até a marginal da TO-010).

Continua após a publicidade
Anúncio

Essas trocas fazem parte do Projeto de Eficiência Energética regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é resultado de parceria da Prefeitura de Palmas com a Energisa TO, e executado pela (re)energisa, braço de energia sustentável do Grupo Energisa, criada para acelerar a transição energética dos clientes.

Neste projeto, a concessionária realiza o fornecimento das luminárias de maior eficiência energética e a gestão do projeto com investimento de R$1.011.052,60, enquanto a Prefeitura de Palmas se encarrega da execução das trocas. O projeto utiliza recursos do Programa de Eficiência Energética da concessionária.

A estimativa é de redução em 67% do consumo de energia em iluminação pública somente na Av. Teotônio Segurado. Na Av. JK e nas praças das Arses 21 e 92 a troca vai reduzir em 63% o consumo de energia elétrica. O resultado, segundo cálculos da Energisa, é uma economia prevista de 1.104,57 MWh/ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.