Palmas lança o Plano de Zoneamento Ambiental e três grandes projetos de Parques Urbanos que irão revolucionar o traço urbanístico da cidade, trazendo mais infraestrutura verde e bem-estar, colocando a comunidade em conectividade ao meio ambiente. Para a região Sul, foram apresentados os projetos do Parque do Córrego Machado e do Parque do Sol e, para região Norte, o Parque Conecta Sussuapara. O evento de lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, no auditório da ETI Anísio Spínola Teixeira, Setor Bertaville, quando reuniram técnicos da Prefeitura de Palmas, dos Ministérios das Cidades (MCID) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da empresa do governo alemã GIZ, voltada para cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.
Atualmente os projetos estão em fase de contratação de consultoria técnica para elaboração do diagnóstico ambiental, realização de estudos e projetos de drenagem sustentável e programas ambientais. O presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Lúcio Milhomem, explica que ainda há um longo percurso pela frente. “Não pensem que se trata de projetos simples, demandarão tempo e recursos”. O presidente também falou do comprometimento da prefeita Cinthia Ribeiro nesses projetos que irão transformar Palmas numa cidade ecológica.
O Parque do Córrego Machado irá contemplar, principalmente, os moradores dos bairros Santa Bárbara, Jardim Aureny I, II, III e IV, União Sul, Irmã Dulce e região circunvizinha. No local serão construídos equipamentos de lazer, esporte e cultura, além de um projeto de preservação do córrego Machado e dos ecossistemas das suas margens.
Outro projeto importante será a construção do Parque do Sol, na região do setor Morada do Sol III, que prevê intervenção para proteger a nascente do Córrego Bota e Tira e, em seguida, a qualificação do Córrego Cipó. Ao fim deste processo, serão iniciadas as obras de implantação dos equipamentos de lazer, como academia, playgrounds, espaço multiuso para eventos e feiras e muito mais.
Na região central de Palmas, mais ao Norte, será implantado o Projeto Sussuapara Conecta, para criar a estrutura do Parque Linear dos Povos Indígenas ao longo do Córrego Suçuapara até o lago de Palmas. O parque promete ser um verdadeiro ponto turístico e de lazer.
Os três parques serão pontos de encontro para os cidadãos, oferecendo espaços de lazer, esportes, cultura e preservação ambiental, tendo como objetivo, não apenas melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também promover a sustentabilidade e o contato com a natureza na capital tocantinense.
Durante o evento, diversos representantes compartilharam suas perspectivas e compromissos com esses projetos, incluindo o diretor de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Maurício Guerra, a diretora de Transformação Urbana da GIZ, agência Alemã de Cooperação Técnica, Sarah Habersack, o coordenador-geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias, Flávio Tavares, e a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Meire Carreira.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas