Para sensibilizar acerca da gravidade da dengue e a importância de prevenir-se contra ela, a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, situada na região sul de Palmas, desenvolve com as crianças do 1º ano, turma 12.01, atividades lúdicas e divertidas para ensinar que a esta doença grave pode levar à morte.
Usando garrafas pet, a turminha da professora Mônica Guedes produziu uma mascote do mosquito, o Aedes aegypti. De cor preta com manchinhas brancas, asas translúcidas e bico bem afinado, a representação do inseto ajudou para que os alunos aprendessem, brincando, como ele pica suas vítimas, seu ciclo de vida, as fases de ovo, larva, pupa e adulto e as condições adequadas para se desenvolver.
Com a mascote pronta, as crianças gravaram vídeos com o que aprenderam. De acordo com a professora Mônica, a ideia é compartilhar um pouco da percepção das crianças sobre a prevenção do Aedes aegypti. “Eles explicam que a transmissão é feita pelas fêmeas do mosquito, que se reproduzem em água parada e possuem hábitos diurnos, e também alertam que ele é responsável pela transmissão da febre amarela e chikungunya”, citou a educadora. Ainda nos conteúdos, os alunos abordaram algumas tarefas que podem ser feitas pela família para prevenir a proliferação do mosquito, os sintomas da doença e os cuidados com os infectados.
“Como professora, vejo que é importante ensinar às crianças os cuidados para se prevenir da dengue. Esse projeto “Todos contra o mosquito Aedes Aegypti” está sendo um importante meio para sensibilizar os pais e crianças sobre a prevenção da dengue, Zika e Chikungunya e prepará-los para tomar as medidas necessárias para prevenir a proliferação desse mosquito”, considera Mônica.
Para a diretora da ETI, Idelma Bastos, as atividades com os estudantes dentro do espaço escolar é mais uma oportunidade de conscientização sobre a relevância da prevenção. “As atividades integram o nosso planejamento de trabalhar com os nossos educandos temas importantes tanto para a saúde como para o convívio saudável na comunidade escolar. Percebemos que os alunos ficam bastante motivados e interessados e levam para a casa o que aprendem na escola, além de repassar as informações adiante, passam também a cobrar mais atenção dos pais para evitar a proliferação do mosquito”, conta a gestora.
Reformas Governador Wanderlei Barbosa autoriza reforma de três escolas estaduais em Palmas com investimento de quase R$ 3 milhões
Reforma Reforma do Colégio Estadual Rachel de Queiroz está em fase final em Palmas
Educação Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a primeira infância durante lançamento do projeto “TCE de Olho no Futuro”
IA Deputados aprovam inclusão de disciplina de Inteligência Artificial nas escolas do Tocantins
Premiação Governo do Tocantins abre inscrições para o Prêmio Escola que Transforma 2025, com mais de R$ 2 milhões em premiações para unidades de ensino e profissionais da educação
Reciclagem Reciclagem é tema de palestra a alunos da Escola Municipal Luzia Tavares