Representantes do governo federal vieram a Palmas para conhecer de perto algumas unidades educacionais da rede municipal de ensino. A primeira visita aconteceu na tarde desta terça-feira, 7, ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Jusceia Gaberlini, situado no setor Santo Amaro, Norte de Palmas. Participaram da visita a assessora da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil federal, Viviane Moura Bezerra, e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Lá eles puderam observar o funcionamento da unidade e conhecer a estrutura moderna que o Cmei dispõe, além de tirar dúvidas sobre como é realizado o atendimento das crianças matriculadas. A visita faz parte de uma das etapas do levantamento para viabilizar uma possível concessão para a construção de novos equipamentos na rede municipal de ensino da Capital.
Na sequência, o grupo ainda visitou o espaço que acomoda o Cmei João e Maria, localizado na Arso 32 (305 Sul), unidade que atende crianças de seis meses até cinco anos de idade, e conta com oito salas de aulas, cinco banheiros, espaço para alunos com necessidades especiais, cozinha, lactário, sala de repouso para servidores, lavanderia, refeitório, depósitos, varanda e bloco administrativo. A estrutura ainda dispõe de uma área de lazer temática, parquinho sustentável, casinha inspirada nos personagens João e Maria e horta.
Na passagem pelo Cmei João e Maria, os visitantes conheceram o trabalho de musicalidade feito no ateliê de artes, a cozinha experimental adaptada para as crianças, a parede risca e rabisca e a ducha interativa. Ao final da visita, Viviane Moura revelou que Palmas tem uma rede de educação infantil muito interessante, diferente dos lugares que a equipe já conhece. “Palmas tem unidades bem estruturadas, com uma qualidade de equipamentos, de mobília e sabemos que isso reflete no pedagógico. Eu fiquei encantada e acho que a gente tem um bom case para trabalhar”, descreveu.
Conforme a assessora do governo federal, para a construção de um projeto de parceria público-privada para educação infantil é necessário conhecer de perto a realidade de cada cidade, entender um pouco quais são as dores, compreender como está estruturada a rede de educação. “Viemos entender um pouco melhor como é a lógica da rede municipal, qual é a demanda do Município, qual o tamanho dessa rede, qual a necessidade de novas unidades, enfim, entender como está configurada e estruturada a educação de Palmas”, explicou, reforçando que, com certeza, a experiência de sucesso da capital do Tocantins será replicada em outros lugares.
Em conversa com os representantes da administração federal, o secretário da Educação de Palmas, professor Fábio Chaves, adiantou que a gestão municipal está aberta para planejar e alinhar com mais precisão um projeto de expansão de novos equipamentos públicos para a rede. “A nossa meta é aumentar a oferta para a educação infantil por meio da ampliação no número de unidades, claro, sem perder a alta qualidade dos serviços públicos, que já é uma marca da educação de Palmas”, observou.
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