A Escola de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem promove nesta sexta-feira, 14, a partir das 14 horas, a primeira exposição de arte com obras dos alunos desde a implementação da unidade de ensino. Serão expostos à apreciação da comunidade escolar os trabalhos realizados durante o segundo bimestre a partir dos objetos de conhecimento contemplados no componente curricular arte.

Sob orientação das professoras Jhennefer Ariell Ribeiro Peixoto e Noelma Rocha Ribeiro, as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental realizaram durante os meses de abril, maio e junho aulas teóricas e práticas de pintura, direcionando a produção dos trabalhos a partir de temáticas existentes na ementa do componente curricular em estudo e também nas próprias vivências.
Partindo do pressuposto que a arte é uma necessidade de expressão inerente ao ser humano, foi decidido entre alunos e professores por realizar a exposição das obras para toda a comunidade escolar, com o intuito de valorizar a produção e promover novas experiências aos participantes.
À turma 62.01, coube pesquisar e conhecer a arte romana e seus mosaicos, enquanto a turma 62.02 estudou arte rupestre e produziu a partir de pigmentos naturais. Já as turmas do sétimo ano se inspiraram na arte renascentista. As turmas do oitavo ano na arte moderna e o nono ano estudou arte contemporânea. Além das tintas, cola, EVA, revistas, jornais e papelão foram alguns dos produtos usados. A turma responsável pela arte rupestre utilizou ingredientes orgânicos e naturais, como plantas (couve, erva cidreira, café, urucum, açafrão, beterraba, cenoura), gema de ovos e carvão, além de terra e pedras.
Segundo as professoras que orientam o projeto, os alunos manifestaram interesse em desenvolver a habilidade artística por meio do ensino ativo de artes visuais, que visa a aprendizagem crítica e significativa. Para chegar ao resultado final exposto, foi exigido pesquisa, visitação, estudo, criatividade e inovação.
“Compreendemos o componente curricular arte como importante para a formação de cidadãos observadores e criativos. As ações desenvolvidas pela prática ‘Artes Viva’ abriu espaço para uma aprendizagem mais significativa, pois a experiência com as artes visuais e com a obra de diferentes artistas promoveu a construção de conhecimentos, inspiração e encantamento pelo fazer artístico e deixou como marca nos discentes o sentimento da capacidade de produzir arte de diversas formas a partir de elementos presentes no seu cotidiano”, considera a professora Noelma.
Reformas Governador Wanderlei Barbosa autoriza reforma de três escolas estaduais em Palmas com investimento de quase R$ 3 milhões
Reforma Reforma do Colégio Estadual Rachel de Queiroz está em fase final em Palmas
Educação Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a primeira infância durante lançamento do projeto “TCE de Olho no Futuro”
IA Deputados aprovam inclusão de disciplina de Inteligência Artificial nas escolas do Tocantins
Premiação Governo do Tocantins abre inscrições para o Prêmio Escola que Transforma 2025, com mais de R$ 2 milhões em premiações para unidades de ensino e profissionais da educação
Reciclagem Reciclagem é tema de palestra a alunos da Escola Municipal Luzia Tavares