O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), encerrou o primeiro semestre de 2024 com uma série de iniciativas que beneficiam não só os servidores públicos, mas também a população em geral. Dentre as principais ações, destacam-se a valorização dos servidores com a implementação de direitos; e os programas de capacitação e desenvolvimento profissional do Executivo Estadual, resultando em um aumento significativo na eficiência dos serviços públicos.
Além disso, foram concedidas progressões funcionais e reajuste salarial a milhares de servidores. A Secad também promoveu campanhas de doação de sangue; realizou o primeiro encontro com pais de filhos autistas; modernizou e ampliou as unidades de atendimento do PronTO; alavancou os atendimentos pelo plano Servir; implementou a posse digital para os novos concursados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); e esteve presente em diversos eventos voltados para a melhoria dos serviços da gestão pública. Ainda por meio do Clube de Benefícios, contribuiu para a economia do Tocantins.
O governador do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressalta que o balanço positivo do primeiro semestre de 2024 da Secretaria de Estado da Administração reflete o compromisso e a eficiência da atual gestão. "Atingimos importantes metas fiscais e operacionais, fortalecendo a infraestrutura e os serviços públicos. Continuaremos trabalhando com dedicação para garantir o equilíbrio fiscal e financeiro do Estado, para que assim, os direitos dos servidores sejam preservados”, destaca.
Loading...
Para o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, essas medidas refletem diretamente o compromisso da Administração estadual em promover um ambiente de trabalho saudável e eficiente, com reflexos positivos para a população tocantinense. “A dedicação da equipe e a implementação de novas tecnologias foram cruciais para alcançarmos nossos objetivos", afirma o secretário.
Progressões e data-base
O compromisso do Governo do Tocantins com a implementação das progressões funcionais tem se mantido firme. Com a publicação mais recente, a medida beneficiou cerca de 15 mil servidores efetivos e, ao todo, foram contabilizadas mais de 79 mil progressões concedidas.
Para o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, a divulgação do reajuste anual em 3,71% na data-base de 2024, que se estende igualmente para os salários dos servidores comissionados por meio da MP n° 12/2024, reafirma o comprometimento do Governo com os servidores. “As concessões da data-base, publicadas no primeiro semestre deste ano, só reafirmam o compromisso do governador Wanderlei Barbosa em fazer jus aos direitos concedidos aos servidores do Estado”, sinaliza o gestor.
Posse Digital dos aprovados na Educação
Com um passo significativo rumo à transformação digital do serviço público, o Estado do Tocantins se destaca pelo avanço tecnológico, especialmente com a implementação da Posse Digital para os aprovados no último concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Essa inovação permitiu que os novos servidores fossem empossados de forma remota, simplificando o processo burocrático e reduzindo custos.
A iniciativa desenvolvida pela Secad garantiu maior agilidade e transparência, com todos os procedimentos sendo realizados on-line. Além de facilitar a vida dos aprovados, a Posse Digital representa um marco na modernização da administração pública tocantinense. Ao todo, 3.516 concursados tomaram posse virtualmente.
O mestre em ensino de História, especialista em Sociologia, teólogo e servidor lotado em Gurupi/TO, Dionathan Fragoso, afirma que o sistema de posse virtual foi muito tranquilo, transparente e ágil. “Essa rapidez foi extremamente satisfatória, pois fiquei muito feliz diante de todo esse processo e porque o meu sonho estava sendo realizado”, pontua.
Gestão pública e inovação digital
A Secad marcou presença no Congresso Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), reforçando seu compromisso com a troca de experiências e a busca por melhores práticas na gestão pública estadual. Além disso, participou do E-Gov Experience Tour, promovido pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), visando à inovação e à transformação digital no setor público.
Em fevereiro deste ano, a Pasta participou de eventos importantes ligados à inovação tecnológica, incluindo uma visita à sede do Google e a participação no World Governments Summit 2024 em Dubai.
Servir melhor
Com mais de 20 anos em atuação, o Governo tocantinense celebra os avanços do plano de Assistência à Saúde do Servidor Público, Servir. Nos últimos seis meses, foram registradas 1.640 adesões de titularidade e 2.868 inclusões de dependentes, totalizando mais de 4 mil novos cadastros de beneficiários. A rede de prestadores foi ampliada com 33 novos credenciados, totalizando 479 prestadores. Mais de 160 mil consultas e 1,3 milhão de serviços de assistência à saúde foram realizados pelo Plano.
Para a superintendente do Servir, Tatiana Braga, esses avanços refletem o compromisso do Governo em garantir melhores condições de saúde e qualidade de vida para seus servidores. “Creio que todos esses avanços vêm reforçando o empenho de toda a equipe em promover melhorias que de fato cheguem a todos os beneficiários do Plano”, destacou.
1º Encontro de Pais de Filhos Autistas do Tocantins
Em abril, a Secad e a Secretaria de Saúde do Tocantins (SES/TO) realizaram o 1° Encontro de Pais de Filhos Autistas, promovendo a integração das famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da troca de experiências, do acolhimento e da compreensão mútua. Quase 400 pessoas compareceram.
Para Ana Paula Pires, mãe do Mateus Felipe, criança de 9 anos com espectro autista, o encontro foi uma oportunidade de encontrar pais que vivenciam as mesmas dores, conquistas e lutas pela inclusão dos seus filhos. “Fiquei muito feliz pela visibilidade do encontro e da nossa causa. Saber que não estamos sozinhos em uma jornada que é tão desafiadora e exaustiva nos motiva e fortalece. E, também, saber que os autistas têm pessoas que se preocupam em fazer políticas públicas para que eles possam ter um futuro digno enche meu coração de esperança”, frisa Ana Paula.
Projeto Superservidor
Desde 2021, a Junta Médica do Estado do Tocantins (JMOE) promove o projeto Superservidor, incentivando servidores a doarem sangue e medula óssea. Em 2023, a campanha ajudou a salvar mais de 420 vidas com 106 bolsas de sangue doadas. Em 2024, 46 bolsas foram coletadas até junho.
A assistente social da Junta Médica, Victória Régia Malato, destaca a importância da atuação do projeto. “O objetivo do Superservidor é criar uma cultura e fidelizar os servidores que estão aptos à doação de sangue, de modo que eles se disponham a doar mais de uma vez ao ano, como a gente já vem visualizando nas últimas campanhas. Temos percebido esse resultado, os servidores já se preparam para a campanha e isso é bem gratificante para toda a equipe”, reitera.
Secad na Agrotins
Participando pela primeira vez com um estande próprio na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), a Secad apresentou os serviços realizados pelo PronTO, que só no primeiro semestre realizou mais de 168 mil atendimentos nas duas unidades (Araguaína e Gurupi).
Cerca de 400 pessoas participaram presencialmente das palestras, e mais de 1.600 acompanharam virtualmente, resultando em mais de 2 mil certificados de capacitação emitidos.
O diretor da Escola de Governo do Tocantins (Egov/TO), Eliardo Rodrigues, destaca o sucesso da participação na Agrotins 2024, ressaltando a contribuição das palestras para o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. “Realizamos uma série de palestras e lives voltadas ao setor agropecuário, onde apresentamos, aos participantes, valiosas informações para que pudessem ampliar seus conhecimentos e, em consequência, contribuir ainda mais com o desenvolvimento do agronegócio tocantinense”, frisa o diretor.