O Projeto de Lei de autoria do vereador Daniel Nascimento (Republicanos), ganhou ampla visibilidade pela proposta inovadora de exibição obrigatória de vídeos educativos para a prevenção da violência contra a mulher em todas as salas de cinema do município, com o objetivo de conscientizar a população e combater esse grave problema social.
O projeto prevê que os vídeos com duração mínima de 30 segundos, sejam exibidos antes de cada sessão de cinema, junto aos trailers. Essa medida visa não apenas sensibilizar os espectadores, mas também criar uma cultura de combate à violência contra a mulher, utilizando o impacto visual e emocional que os vídeos podem causar no público.
Segundo a justificativa apresentada pelo vereador Daniel Nascimento, o projeto se baseia em dados alarmantes de uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher, que apontou que 30% das brasileiras já foram vítimas de violência praticada por homens, com a região Norte do Brasil ocupando a terceira posição em casos de violência. Além disso, 73% das vítimas não denunciam seus agressores, muitas vezes por medo ou dependência financeira.
Diante desses números, o vereador destacou a importância de trazer o debate para espaços públicos, como as salas de cinema, como uma forma de enfrentar o problema em diferentes frentes. “É fundamental que a sociedade seja constantemente lembrada da necessidade de combater qualquer tipo de violência contra a mulher. Os vídeos educativos vão ajudar a despertar essa consciência e promover mudanças comportamentais”, afirmou o vereador Daniel Nascimento.
O projeto sendo aprovado pelo executivo, fará com que Palmas se torne um exemplo de como ações educativas e preventivas podem ser instrumentos eficazes no combate à violência. Com essa iniciativa, o vereador Daniel Nascimento reafirma seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres, buscando políticas públicas que garantam sua segurança e dignidade.
ASCOM - Vereador Daniel Nascimento.