Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), o Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), que institui a Campanha “Coração de Mulher”. A iniciativa visa conscientizar e prevenir doenças cardiovasculares entre o público feminino, promovendo ações de saúde voltadas para diagnóstico precoce e cuidados preventivos.
De acordo com o PL, a campanha será realizada anualmente, na última semana de setembro, integrando o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. Entre as ações previstas estão a verificação de pressão arterial, realização de exames preventivos, palestras educativas e orientações nutricionais.
A deputada Janad Valcari destacou a importância do projeto ao lembrar que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, representando cerca de 30% dos óbitos entre mulheres. Segundo dados apresentados, essas enfermidades matam anualmente 8,5 milhões de mulheres no mundo, superando o número de mortes por cânceres ginecológicos, como os de mama e ovário.
Além disso, o Projeto de Lei prevê a possibilidade de parcerias com órgãos de saúde, entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil para a execução das atividades. “Com essa campanha, buscamos não apenas salvar vidas, mas também oferecer ferramentas para que as mulheres conheçam os riscos e adotem medidas preventivas em prol de sua saúde”, afirmou a deputada.
Asmeto Filipe Martins prestigia posse da nova Diretoria Executiva da Asmeto
Eleições 2026 Eleições 2026: audiências no TSE discutem normas que irão orientar atuação do TRE-TO
Saúde No Dia Mundial do Câncer, SES/TO reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado humanizado
Política Filipe Martins figura entre os mais lembrados para a Câmara em 2026 e consolida diálogo com valores das famílias tocantinenses
Viral Viralizou: praça de Ananás comparada com Paris foi construída com recursos destinados por Tiago Dimas
Metrologia - TO Presidente da Agência de Metrologia faz visita técnica ao Inmetro em Brasília e é recebido pelo diretor do órgão Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 30°
Chuva