O vereador Thiago Borges (PL-TO) criticou a posição do grupo político SOMOS, da Defensoria Pública do Estado (DPE) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), que alegam que a distribuição de Bíblias em escolas municipais fere a isonomia religiosa. Para o parlamentar, a tentativa de proibição é um atentado contra a liberdade de crença.
A doação das Bíblias é realizada pelo Ministério Gideões Internacionais aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, segundo Thiago Borges, ocorre há mais de 30 anos em todo o Brasil sem qualquer impedimento legal. O vereador destacou que a entrega é facultativa e destinada apenas aos estudantes que desejam receber o livro sagrado.
“Para nós, cristãos, compartilhar a palavra de Deus é um ato de amor ao próximo e um mandamento do nosso Senhor. O ensino escolar, somado aos ensinamentos da Bíblia, é um conjunto indispensável para formar o caráter do ser humano e prepará-lo para um convívio social respeitoso e construtivo”, afirmou Thiago Borges.
O parlamentar classificou a iniciativa de barrar a distribuição como um posicionamento equivocado, que desrespeita a liberdade religiosa e atinge diretamente a maioria da população palmense. “A proibição retira de cerca de 85% da população cristã da nossa Capital o direito constitucional à liberdade de crença e à propagação de valores importantíssimos”, pontuou.
Thiago Borges garantiu que adotará todas as medidas necessárias para defender a liberdade religiosa e questionou os interesses por trás da tentativa de impedir a distribuição do livro sagrado. “A quem interessa proibir a disseminação da palavra de Deus para as crianças que estejam interessadas em saber mais sobre Ele?”, indagou.
O vereador reafirmou seu compromisso em garantir a liberdade religiosa prevista na Constituição Federal e disse que não medirará esforços para assegurar esse direito aos cidadãos de Palmas.
Reformas Governador Wanderlei Barbosa autoriza reforma de três escolas estaduais em Palmas com investimento de quase R$ 3 milhões
Reforma Reforma do Colégio Estadual Rachel de Queiroz está em fase final em Palmas
Educação Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a primeira infância durante lançamento do projeto “TCE de Olho no Futuro”
IA Deputados aprovam inclusão de disciplina de Inteligência Artificial nas escolas do Tocantins
Premiação Governo do Tocantins abre inscrições para o Prêmio Escola que Transforma 2025, com mais de R$ 2 milhões em premiações para unidades de ensino e profissionais da educação
Reciclagem Reciclagem é tema de palestra a alunos da Escola Municipal Luzia Tavares