O pastor evangélico e cantor gospel Kleber Lucas foi homenageado com uma das mais altas condecorações da cultura brasileira. Ele recebeu, nesta terça-feira (20/5), o título de comendador durante a cerimônia oficial da Ordem do Mérito Cultural (OMC), realizada no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura Margareth Menezes, e marcou a retomada da honraria que não era concedida desde 2019.
Kleber foi um dos 111 nomes reconhecidos este ano, ao lado de outras personalidades e 14 instituições. O título de comendador é atribuído a indivíduos que se destacaram por suas contribuições à cultura, à sociedade ou à justiça brasileira, ou ainda por mérito individual notório.
A honraria concedida a Kleber Lucas não é apenas um reconhecimento artístico, mas também uma valorização de sua atuação como agente cultural, líder religioso e ativista social. Com carreira consolidada na música gospel, o pastor já lançou diversos álbuns de sucesso e é o autor de canções marcantes do repertório evangélico brasileiro, como “Meu Alvo”, “Aos Pés da Cruz” e “Deus Cuida de Mim”.
Em 2022, Kleber emocionou o público ao lançar uma regravação da música “Deus Cuida de Mim” em parceria com o cantor Caetano Veloso. A colaboração inusitada nasceu durante a campanha do então candidato Lula, como relatou o próprio pastor em entrevista à Veja. “Eu e o Caetano nos aproximamos durante a campanha do presidente Lula. Certo dia, na casa dele, comecei a tocar essa música no violão e ele ficou curioso. Aprendeu a cantá-la e foi algo muito bonito”, contou.
Kleber Lucas também é conhecido por seu envolvimento em causas sociais, com destaque para a luta contra o racismo e a promoção do diálogo inter-religioso. Ele é mestre e doutorando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e tem defendido pautas progressistas dentro e fora dos púlpitos, o que frequentemente o coloca no centro de debates acalorados no meio evangélico.
Sua postura aberta a debates e sua presença em espaços ecumênicos nem sempre foram bem recebidas por setores mais conservadores. Ainda assim, sua contribuição para ampliar o alcance da fé cristã em diálogo com outras expressões culturais foi fundamental para que recebesse o título concedido pelo governo federal.
Escândalo Gravadora rompe com Newsboys após escândalo sexual de Michael Tait
Música gospel Jessé Aguiar retorna ao gospel, mas evita falar sobre sexualidade
Estética Shirley Carvalhaes passa por cirurgia estética
FAES Espetáculos musicais encantam público no Festival de Artes das Escolas de Palmas
Lançamento gospel Damares lança interpretação ao vivo da canção "Página Virada"
Cantora Cassiane Medley Cassiane e Anderson Freire