O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta sexta-feira (6) sobre os possíveis impactos da inteligência artificial e o uso de algoritmos na sociedade. Em discurso durante o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-França, em Paris, Lula manifestou preocupações sobre o uso dessas tecnologias em campanhas políticas e seu efeito na população.
“Nós estamos inventando uma coisa chamada inteligência artificial. Imagina o que vai ser uma campanha eleitoral com inteligência artificial? Vai ser 100% de mentira”, afirmou o presidente.
Ele também levantou questionamentos sobre o papel do ser humano diante do avanço tecnológico: “E se a inteligência artificial é tudo o que dizem que é, eu fico com medo, porque para que o ser humano então? Nós vamos ser descartados.”
Sobre a relação entre o homem e a inteligência artificial, Lula disse: “Você acredita [do] que o ser humano é capaz? Ele não descobre que ele é tão inteligente que é capaz de construir uma inteligência para superar a dele e ele ficar inútil. (…) Então eu, sinceramente, eu sou daqueles que eu prefiro ser um ser humano.”
O presidente ainda apontou que a população pode estar sendo manipulada pelos algoritmos e destacou o uso frequente de celulares e tecnologias:
Mais cedo, Lula afirmou que os países do Brics devem adotar uma declaração conjunta para estabelecer governança sobre o uso da inteligência artificial. “A ausência de regulação das redes digitais só interessa às grandes corporações. A cúpula dos Brics, que sediaremos no Brasil no mês de junho, vai adotar uma declaração sobre governança da inteligência artificial, é preciso colocá-la a serviço de todos e somente de meia dúzia”, declarou durante cerimônia em Paris, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa.
Menos impostos Filipe Martins assina PEC que limita IPVA a 1% do valor do veículo
Governadoria Liderança do Bico do Papagaio, Elson Ribeiro, assume Chefia de Gabinete da Governadoria
Infraestrutura Vereador Folha solicita recapeamento asfáltico em importantes avenidas da região Norte de Palmas
Anistia já! Fidelidade: Filipe Martins é a única voz da bancada federal do Tocantins presente na caminhada “Acorda Brasil”
Impeachment Filipe Martins assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes por suposto favorecimento ao Banco Master
Proteção ao Culto Comissão de Constituição e Justiça aprova aumento da pena pelo crime de ultraje a culto Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas