O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou o portal do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA) para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas no estado. O evento ocorreu na sala de reuniões da Semarh, na última quarta-feira,04, e integrou a programação da Semana do Meio Ambiente 2025.
A plataforma CIGMA Tocantins consolida dados ambientais e tem como objetivo apoiar gestores públicos, órgãos de controle e a sociedade na tomada de decisões e na formulação de políticas voltadas à proteção ambiental. O portal disponibiliza dados e indicadores ambientais, permitindo análises temporais, identificação de padrões e elaboração de relatórios dinâmicos e visualizações interativas para indicar tendências e oportunidades de melhoria.
Durante o evento, estiveram presentes autoridades como a comandante-geral e de Ações de Defesa Civil, Cel. QOBM Andreya Bueno; o comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Ten. Cel. QOPM Geraldo Magela; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público Estadual, Henrique Garcia; o juiz de direito e coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), Dr. Wellington Magalhães; e o diretor-presidente da Tocantins Parcerias (Topar), Aleandro Lacerda.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que o CIGMA fortalece a governança ambiental no estado, promovendo mais transparência e contribuindo diretamente para o combate ao desmatamento, às queimadas e outras irregularidades. “O CIGMA é um centro de referência em dados e inteligência ambiental, essencial para decisões estratégicas do Governo”, afirmou.
A estrutura do CIGMA conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas responsáveis por análises precisas, com o uso de mapas interativos e visualizações geoespaciais de alta complexidade. A plataforma integra, de forma inovadora, diferentes bases de dados ambientais e estratégicas, promovendo a eficiência institucional.
Segundo o coordenador do CIGMA, professor da Universidade Federal do Tocantins, Marcos Giongo, o CIGMA representa um marco para o Tocantins na modernização da gestão ambiental já que a plataforma foi concebida com o propósito de transformar dados em informações acessíveis e úteis para toda a sociedade, além de apoiar diretamente as atividades técnicas e de gestão do estado.
“ Seu principal diferencial está na capacidade de integrar, de forma inovadora, bases de dados ambientais com outras fontes estratégicas, promovendo a eficiência e a integração institucional. Essa conquista é resultado de um esforço coletivo, construído com o trabalho dedicado de diversas instituições e profissionais, aos quais deixo meu profundo agradecimento,”afirmou.
Para o juiz Wellington Magalhães, do Nupref, a iniciativa é estratégica para o fortalecimento institucional. “O CIGMA será uma ferramenta essencial para o Ibama, o Ministério Público, o Naturatins e outras instituições. Com a criação do Núcleo de Apoio Técnico Ambiental (NAT) no Judiciário, somado ao CIGMA, teremos mais condições de tomar decisões justas, equilibradas e sustentáveis”, afirmou.
Porto Nacional Janeiro Branco promove reflexão sobre saúde mental em palestra na UFT Centro
Comemoração Sessão Solene na Câmara de Palmas faz homenagem aos 25 Anos da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins
Desenvolvimento Deputado Federal Filipe Martins entrega caminhão pipa para Aliança do Tocantins
Furto e vandalismo Prefeitura de Paraíso do Tocantins repudia atos de vandalismo e furto de fiação
Tocantins Tocantins poderá ter três novas regiões metropolitanas
Goiás Teto da Igreja Videira desaba durante instalação de placas solares em Goiás Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas