O empenho do Governo do Tocantins em promover um ambiente favorável à geração de emprego e renda tem refletido em indicadores positivos. Com uma taxa de desocupação de 6,4% no primeiro trimestre de 2025, o estado ocupa a segunda menor taxa de desemprego entre os estados das regiões Norte e Nordeste. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início da segunda quinzena de maio.
Na Região Norte, o Tocantins ficou atrás apenas do estado de Rondônia, que registrou 3,1% de desocupação. "Esses dados confirmam que o Tocantins está no caminho certo. Nossa prioridade tem sido gerar oportunidades para a população, atrair investimentos, fortalecer o setor produtivo e garantir políticas públicas que impulsionem a formalização do trabalho. Ficar abaixo da média nacional e se destacar entre os estados do Norte e do Nordeste são os resultados do esforço conjunto entre o Governo e a sociedade tocantinense", comemora o governador Wanderlei Barbosa.
No cenário nacional, a taxa de desocupação foi de 7,0% no primeiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 0,8 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2024 (6,2%). No entanto, houve uma queda de 0,9 ponto percentual em comparação com o mesmo trimestre de 2024 (7,9%). No ranking nacional, o Tocantins ocupa a 11ª posição entre os estados com as menores taxas de desocupação, ficando logo em seguida Santa Catarina (3,0%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%). Na sequência, estão Espírito Santo (4,0%), Paraná (4,0%), Mato Grosso do Sul (4,0%), Rio Grande do Sul (5,3%), Goiás (5,3%), Minas Gerais (5,7%) e São Paulo (6,2%).
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é divulgada pelo IBGE e se destina a fornecer informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação. Além disso, fornece informações para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país; produz resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa; e investiga outros aspectos relevantes, selecionados de acordo com as necessidades de informação.
Empreendedorismo Projeto “Empreendendo com Crochê” promove formação para mulheres em Palmas
Artesanato Sebrae impulsiona artesanato do Tocantins com consultorias para Feira Nacional de Artesanato 2025
Sem mais impostos Para Filipe Martins, votar pela urgência de suspensão do aumento do IOF, “é defender o bolso do cidadão”
Mulher de Negócios Empreendedoras do Tocantins já podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025
Modernização Servidores do Estado Tocantins receberão salário pelo BRB a partir de junho, saiba como vai funcionar
Agrotins 25 anos Governador Wanderlei Barbosa inaugura revitalização do Parque da Agrotins nesta sexta-feira, 9