A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (16) o Projeto de Lei 2215/2023, que institui os Centros Comunitários da Paz (Compaz) no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A proposta, que segue agora para análise do Senado, visa fomentar o social por meio de iniciativas culturais, esportivas, de lazer e serviços sociais em comunidades carentes.
O texto prevê que os Compaz sejam construídos preferencialmente em áreas públicas localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social. Os recursos para implantação e manutenção desses centros poderão ser oriundos de orçamentos municipais, estaduais e federais, além de parcerias público-privadas e doações de empresas e pessoas físicas.
Durante a tramitação do projeto, o deputado federal Filipe Martins (PL-TO) apresentou uma emenda que retirou do texto a expressão “orientação sexual”, substituindo-a por “sexo”. Segundo o parlamentar, a alteração tem como objetivo evitar a promoção de conceitos ligados à ideologia de gênero. A emenda foi acatada e incorporada ao texto final aprovado em plenário.
“Entendemos que o termo anteriormente utilizado está associado a uma pauta ideológica que não deve constar em uma política pública voltada à promoção da cidadania e da paz em comunidades vulneráveis”, afirmou o deputado Filipe Martins.
Os Compaz contarão com equipes multidisciplinares, integradas por profissionais das áreas de assistência social, psicologia, direito, esporte, cultura e lazer, conforme regulamentação do Poder Executivo.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
(Curadoria: Ascom deputado federal Filipe Martins)
Proteção ao Culto Comissão de Constituição e Justiça aprova aumento da pena pelo crime de ultraje a culto
Respeito Vereadoras Emoly Alemão e Iodete Oliveira apresentam Indicação 190/2025 para combater assédio moral e sexual e reforçar regras de decoro em Lagoa da Confusão
Justiça Filipe Martins participa de sessão histórica no Senado e celebra aprovação da dosimetria
Agroturismo Comissão aprova, por unanimidade, relatório do deputado Filipe Martins que incentiva o agroturismo no Brasil
INSS Filipe Martins parabeniza ministro André Mendonça por ação firme contra máfia do INSS que bloqueou R$ 700 milhões
Gestão Filipe Martins amplia presença política na Região Sul com Adão Coutinho à frente da Secretário Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico de Formoso do Araguaia Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 26°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas