BRASÍLIA – O deputado federal Filipe Martins (PL-TO) formalizou, nesta segunda-feira (29), sua adesão ao pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A denúncia, protocolada em conjunto com os deputados Marcel van Hattem (NOVO-RS) e Cabo Gilberto (PL-PB), conta com o apoio de mais de 100 parlamentares da oposição e acusa o magistrado de crime de responsabilidade.
O documento baseia-se na Lei nº 1.079/1950 e sustenta que a conduta de Moraes teria sido incompatível com a honra e o decoro do cargo, citando uma série de intervenções extrajudiciais em favor de interesses privados.
Suposto favorecimento ao Banco Master
O ponto central da acusação subscrita por Martins é a alegada pressão exercida pelo ministro sobre o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. De acordo com o texto da denúncia, Moraes teria intercedido diretamente para favorecer o Banco Master instituição financeira investigada por fraudes bilionárias no sistema nacional em processos de venda de ativos ao Banco de Brasília (BRB).
Loading...