A primeira edição do Dia D da Coleta de Recicláveis do Recicla Kids 2026 mobilizou estudantes, professores e famílias de escolas públicas e privadas de Palmas, resultando na arrecadação de aproximadamente 1.620 quilos de materiais recicláveis. A ação foi realizada no dia 2 de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Participaram desta etapa as escolas municipais ETI Caroline Campelo, que arrecadou 120 kg de recicláveis; Escola Municipal Maria Júlia Amorim, com 110 kg; Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, que totalizou 380 kg; e a Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, destaque da ação com expressivos 870 kg arrecadados. A iniciativa também contou com a participação do Colégio Madre Clélia Merloni, da rede privada, que contribuiu com 140 kg de materiais destinados à reciclagem.
Os resíduos coletados incluem papel, papelão, plásticos e outros materiais recicláveis que, ao invés de serem encaminhados ao aterro sanitário, receberão destinação ambientalmente adequada por meio de cooperativas e parceiros da cadeia da reciclagem.
Segundo o jornalista Frazão Araújo, diretor do programa, a participação das escolas demonstra que a conscientização ambiental pode gerar resultados concretos quando associada à prática.
“Mais importante do que a quantidade arrecadada é o processo educativo que acontece dentro das escolas e das famílias. Cada aluno que separa um material reciclável em casa passa a compreender seu papel na preservação do meio ambiente e se torna um agente multiplicador dessa consciência”, destacou.
O Dia D integra o Recicla Kids, programa de educação ambiental realizado pelo Instituto Global 7, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas, a Secretaria Municipal de Educação de Palmas e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Além das ações de coleta seletiva, o programa desenvolve palestras educativas, oficinas de compostagem, oficinas de artesanato com materiais recicláveis, atividades voltadas para estudantes PcD e neurodivergentes, concursos culturais e outras ações de sensibilização ambiental.
A coleta de recicláveis será realizada em quatro etapas ao longo do ano letivo. Após a edição de junho, novas mobilizações estão programadas para os meses de agosto, setembro e novembro, ampliando o engajamento da comunidade escolar e fortalecendo a cultura da sustentabilidade entre os estudantes.
Com a continuidade das atividades, a expectativa é aumentar gradativamente os volumes arrecadados e consolidar hábitos sustentáveis que contribuam para a redução dos resíduos destinados ao aterro sanitário de Palmas, fortalecendo a reciclagem e a responsabilidade ambiental nas novas gerações.
Agrotins Deputado Filipe Martins participa da Agrotins 26ª edição e destaca força do agronegócio tocantinense
Dia das Mães Deputado Filipe Martins homenageia mães e destaca importância da família
Recursos saúde Deputado Filipe Martins destina R$ 200 mil para fortalecer a saúde de Lizarda
Recursos Deputado Filipe Martins destina R$ 200 mil para fortalecer a saúde de Pium
Recursos Deputado Filipe Martins destina R$ 400 mil para fortalecer a saúde de Chapada da Areia
Maio Amarelo Deputado Filipe Martins reforça conscientização pelo Maio Amarelo e destaca importância de um trânsito mais seguro Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 35°
Tempo limpo