A Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), confirmou nesta quinta-feira (11), o primeiro caso de infecção por febre do Nilo Ocidental no Tocantins.
O paciente que está infectado, tem 16 anos e se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP) há quase um mês. A informação é da Secretaria Estadual da Saúde. Esse é o primeiro caso da doença registrado no Tocantins.
Outro paciente, que apresentou os mesmos sintomas é irmão do adolescente, e está internado no mesmo hospital. Não houve comprovação laboratorial. No entanto, é provável que ele esteja com a doença por ter apresentado os mesmos sintomas na mesma época. Novos exames serão feitos.
Diagnóstico
O diagnóstico ocorreu nesta quarta-feira (10) após o resultado dos exames laboratoriais feitos no Instituto Evandro Chagas, em Belém.
Febre do Nilo
A Febre do Nilo Ocidental é uma doença febril aguda causada por um vírus que é transmitido principalmente pela picada de mosquitos do gênero Culex, conhecido como pernilongo ou muriçoca.
O ciclo de transmissão funciona semelhante à febre amarela, onde há animais que são considerados reservatórios do vírus e outros que são os transmissores ou vetores. Só que no caso da Febre do Nilo Ocidental, esses reservatórios são as aves silvestres.
A doença pode apresentar forma leve ou grave. No primeiro caso, os sintomas são febre aguda de início abrupto, frequentemente acompanhada de mal-estar, náusea, vômito, manchas vermelhas na pele, dores nos olhos, cabeça e muscular.
Nota da Secretaria da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde, informa que está tratando o caso de forma coordenada. "Já iniciamos as ações de vigilância em saúde para a prevenção e controle, de forma articulada e integrada com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Caseara e o Instituto Evandro Chagas, que é nossa referência para diagnóstico da doença. Além disso, já marcamos reuniões com os órgãos de Governo relacionados, que são Meio Ambiente e Adapec e emitiremos alerta aos 139 municípios”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas