Domingo, 06 de Julho de 2025 01:35
63 98144-6969
Política AL Tocantins

Bastidores da corrida pela presidência da AL se movimentam em torno dos deputados Ivory de Lira e Cleiton Cardoso

A eleição acontecerá logo após a posse da nova legislatura, em fevereiro de 2023.

16/11/2022 15h32 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Redação
Fotomontagem dos deputados Ivory de Lira e Cleiton Cardoso
Fotomontagem dos deputados Ivory de Lira e Cleiton Cardoso

Nos bastidores da política tocantinense,  ganham peso as informações de que o governador, Wanderlei Barbosa (REPU), teria dois nomes que o anima para a presidência da Assembleia Legislativa no biênio 2023/2024.

São os deputados Ivory de Lira (PCdoB) e Cleiton Cardoso (REPU), ambos, parlamentares que gozam de grande confiança pelo Palácio Araguaia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Apesar das preferências palacianas, o nome do deputado Amélio Cayres (REPU), que vem articulando apoio, não é descartado.

A eleição acontecerá logo após a posse da nova legislatura, em fevereiro de 2023.

 

Biografia dos supostos preferidos à presidência da AL

Cleiton Cardoso:

Cleiton Cardoso é natural do município de Porto Nacional (TO). Em 2012 se elegeu vereador em Palmas. Em 2014 foi eleito deputado estadual, e em 2018 foi reeleito o terceiro mais bem votado do Estado, pelo PTC. Na 8ª legislatura ocupou a terceira secretaria na Mesa Diretora da Assembleia. Como parlamentar, sempre atuou na defesa dos produtores rurais do Estado. No currículo profissional, antes do Legislativo, Cleiton Cardoso foi gerente por 14 anos de uma grande rede de oficina de motocicletas.

É casado com Liel Bezerra Bekman Cardoso e pai de dois filhos: Ana Luiza e Pedro Henrique.

Ivory de Lira:

Ivory de Lira é natural de Miracema do Tocantins, cidade em que sediou a capital provisória do Estado do Tocantins. Aos 24 anos elegeu-se vereador constituinte naquele município, onde também era líder do movimento estudantil. Ele foi diretor de articulação política da Secretaria de Governo durante a administração do ex-governador Moisés Avelino e presidiu a União dos Vereadores do Tocantins (UVT) entre 1999 e 2000. Foi secretário de Governo da Prefeitura de Palmas, no governo do ex-prefeito Raul Filho, em 2010. Ivory de Lira também foi vereador em Palmas por quatro mandatos consecutivos entre 1997 e 2012 e foi presidente do Poder Legislativo Municipal no biênio 2011/ 2012. Em 2014 foi eleito primeiro suplente de deputado estadual e em 2016 elegeu-se vereador para seu quinto mandato na Câmara de vereadores da Capital.

Atualmente é deputado estadual, eleito pelo PPL em outubro de 2018.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.