“O preguiçoso muito quer e nada alcança, mas os que trabalham com dedicação prosperam” (Provérbios 13.4).
O Ministério da Economia considera que, em 2022, mais de 20 mil pessoas possuíam ativos no Brasil o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Entre esses, mais de 14 mil encontravam-se cadastrados como MEI, correspondendo a 73,4% do total de empresas formais do país.
Trabalhar como empreendedor pode ser um dos pilares do sucesso pessoal. Todo empreendedor experimenta experiências que trazem frustração, resultando em reformulação individual, ao ato de se reinventar e se redescobrir entre outros componentes.
Geralmente, assistimos, lemos ou ouvimos reportagens que registram histórias de sucesso de determinados empresários. O que as reportagens não desvendam, são os obstáculos enfrentados diariamente por estes.
Por exemplo, quem gere um negócio normalmente fica acordado de madrugada, busca atender os clientes com excelência, estudam, e assim por diante.
Na Papelaria Criativa, são indispensáveis a originalidade, imaginação, inovação e criatividade.
Vanessa Oliveira sabe muito bem como é trabalhar com tudo isso. A empreendedora mora em Porto Nacional (TO) e coordena o Ateliê Vanessa Oliveira, onde realiza a produção de caixas para embalagens e caixas cartonadas para ocasiões especiais.
O Ateliê
A Compre&Confie, é uma organização que monitora vendas reais e supera 80% do varejo digital brasileiro. Segundo a entidade, em fevereiro de 2020, mais de 700 mil pedidos de compra foram efetuados nas categorias de Papelaria e Livros em janeiro, o que representa aumento de 21,3% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Após se casar, Vanessa mudou-se para Porto Nacional e começou a trabalhar de casa em 2019, sua primeira tarefa foi criar convites para o casamento da amiga de seu esposo. Surgiram ainda outras oportunidades, como a elaboração de caixas cartonadas para o casamento de sua cunhada, e a partir daí foi conseguindo mais clientes.
Segundo a empreendedora a empresa foi iniciada pela necessidade de renda, e como possuía habilidades manuais e criativa pôde usar isso a seu favor.
Confira um processo de produção no Ateliê.
Ver essa foto no Instagram
O ateliê da Vanessa Oliveira possui um site para atender clientes de longa distância. Acesse pelo link: Ateliê
Os atendimentos eram realizados exclusivamente em Porto Nacional, contudo, à medida que a empresa cresceu, Vanessa começou a atender outros municípios, como Palmas (TO) Paraíso (TO), Araguaína (TO), entre outras cidades.
Ainda atendendo demandas em outros estados, o Ateliê Vanessa Oliveira oferece caixas exclusivas.
"Cada vez mais tenho obtido visibilidade e espaço no mercado, e costumo investir em maquinários, contando também com a energia solar como aliada na economia", comenta Vanessa Oliveira.
O uso da energia sustentável teve origem quando percebi que o custo da energia era bastante alto, devido ao uso dos equipamentos na produção dos produtos. Além disso, a aquisição de novas máquinas foi indispensável devido ao crescimento do negócio", conclui.
Levantamentos da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que, no início deste ano, a energia fotovoltaica conquistou a segunda posição na matriz elétrica brasileira, superando a energia eólica e ficando atrás apenas da fonte hídrica com 51,3%. A energia fotovoltaica representa 11,2% do total, com uma capacidade instalada de quase 24 gigawatts (GW). De acordo com os dados, foram movimentados mais de 100 bilhões de investimentos e mais de 39 bilhões em recolhimento de tributos.