Na última terça-feira (6), o rompimento de uma barragem na Ucrânia desencadeou uma nova troca de acusações entre ucranianos e russos.
O incidente ocorreu em uma usina hidrelétrica ao sul do país, na cidade de Nova Kakhovka, que foi construída sobre o Rio Dnipro, e atualmente separa as tropas ucranianas da área ocupada pelo exército russo.
Os adversários trocaram acusações sobre quem seria o responsável pelo rompimento da barragem. Enquanto isso, a ONU informou que 42 mil pessoas estão em situação de risco por causa das inundações.
O reservatório abastece comunidades de Kherson e da península da Crimeia, e também fornece água para o sistema de resfriamento da Usina de Zaporizhia (maior usina nuclear da Europa).
Segundo o G1, dezenas de comunidades ficaram inundadas e, até agora, mais de 17 mil moradores tiveram que deixar suas casas, 80 comunidades estão ameaçadas por enchentes e sete pessoas estão desaparecidas.
O governo da Ucrânia informou que diversas pessoas estão abrigadas nos telhados de suas casas aguardando resgate. Na Rússia, um zoológico próximo a região foi completamente inundado, onde 300 animais morreram.

Cidade atingida pela água, após ruptura de barragem de Kakhovka por explosão(foto: Twitter)
Apoio da Igreja
Em meio ao caos, os filhos de Deus se levantam para levar esperança e auxílio aos necessitados.
A “Slavic Gospel Association” (“Associação Evangélica Eslava”) — SGA — apóia igrejas ucranianas para compartilhar a mensagem de Jesus para seus vizinhos.
“Só agora estão chegando fotos de uma casa inteira flutuando rio abaixo, cachorros nadando e o gado tentando ficar de pé em pedaços de madeira por cima da água. Realmente, do ponto de vista humano, o custo dessas pessoas é inimaginável”, disse Eric Mock, representante da SGA.
No entanto, Eric afirmou: “No meio disso, as igrejas permanecem firmes, então o Evangelho chegará até eles”.
“Ore para que a Palavra de Deus vá adiante. Ore para que a paz do Senhor que excede todo o entendimento esteja se alinhando no coração de muitos”, acrescentou ele.
A guerra entre Ucrânia e Rússia está em seu 16º mês. De acordo com a Mission Network News, aproximadamente 40% dos ucranianos precisam de ajuda para sobreviver diariamente.
Alenka Stephenson, da missão “Trans World Radio Europe” (TWR), contou que as pessoas estão desesperadas por esperança:
“Um dos maiores resultados desta terrível guerra é que o ministério floresceu em respostas e interações, especialmente online”.
“Temos mais de 100.000 assinantes de diferentes plataformas. Só com o Facebook, alcançamos mais de 2 milhões de pessoas”, disse ela.
A equipe da TWR Ucrânia, com base em Kiev, produz conteúdo cristão que é transmitido ao vivo em todo o país.
“Os voluntários fazem muitas viagens para visitar as áreas afetadas pelo combate. Eles entrevistam pessoas, conversam com elas e, é claro, levam as Boas Novas”, contou Alenka.
“Recentemente, eles organizaram um seminário familiar, onde pessoas que normalmente não frequentariam a igreja, estavam vindo. Muitos deles têm famílias desfeitas. Os homens estão na guerra, as esposas e filhos às vezes vão para o exterior ou são deslocados”, acrescentou ela.
Segundo a MNN, esses cristãos têm trabalhado sem parar por quase um ano e meio.
“Eles estão cansados, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente”, concluiu Alenka.
Unificados ARNO 33 Samuel Bozza será o cantor oficial na Conferência Unificados da Congregação Monte Moriá, AD Palmas - Centro
Unificados ARNO 33 Pastor Maués Pontes retorna à Congregação Monte Moriá como um dos preletores da Conferência Unificados
Unificados ARNO 33 Pastor Silas Cavalcante será um dos preletores da Conferência Unificados na Congregação Monte Moriá, AD Palmas Centro
Conferência Congregação Monte Moriá realiza Conferência Unificados, com o tema “Enchei-vos do Espírito Santo”, nos dias 8 e 9 de novembro
Esperança Ruberval França lança “Caminhando em Esperança”: um testemunho de resiliência, fé e superação
Ensinamento Mãe viraliza ao ensinar sobre oração ao filho com dinâmica: ‘Ensino a importância de orar’ Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuva