Segunda, 08 de Setembro de 2025 13:21
63 98144-6969
Brasil Uso do celular

Com que idade crianças e adolescentes podem ter celular ou sair sozinhos? Especialistas opinam

Pediatras apontam os momentos mais propícios para que os filhos recebam mais autonomia e tomem suas próprias decisões

12/06/2023 10h02 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: CNN
Getty Images
Getty Images

Atualmente o acesso às redes por meio da internet tem se tornado comum. Preocupações como, idade correta para filhos terem celulares e acessar redes sociais, ir ao supermercado sozinho, e outras atividades, geralmente causam inquietudes nos pais. 

A CNN Portugal entrevistou a psicóloga Marta Leite e os pediatras Fernando Chaves e Manuel Magalhães que trouxeram informações da percepção do nível de maturidade e responsabilidade que cada criança tem.

Continua após a publicidade
Anúncio

Existe idade correta?

Os dois pediatras ouvidos relatara que as crianças só devem ter um celular a partir dos 10 anos. Já a psicóloga, apontou os 13 como a idade próxima do ideal.

“Normalmente, o que eu proponho aos pais é: o celular serve para a criança comunicar, mas também serve para a criança ser supervisionada ou controlada. Isso é uma vantagem”, comenta o pediatra Fernando Chaves, sublinhando que não existe uma idade específica para isso.

O pediatra Manuel Magalhães ressalta que não existe uma idade pré-estabelecida, mas que os pais devem estar abertos à possibilidade de as crianças terem um celular. “Têm que se sentir confortáveis e achar que há uma necessidade para tal. Depois, e provavelmente o mais importante, é a criança ter autonomia suficiente para poder tomar conta do seu celular.”

“É uma responsabilidade, portanto, deve ser uma criança que tenha algum grau de responsabilidade e que perceba a importância, os riscos e os benefícios de ter um celular”, afirma o pediatra.

Também a psicóloga Marta Leite acredita que é necessário levar em consideração o desenvolvimento cognitivo de cada criança, bem como a sua maturidade.

“Um celular é algo que está aberto ao mundo, estão todos ligados à internet. Consegue-se facilmente acessar a qualquer tipo de aplicações. Eles não sabem discernir o que é bom ou mau”, razão pela qual é necessário conversar abertamente com as crianças e alertá-las para os perigos que existem, sublinha a psicóloga. “Portanto, eu diria que a partir dos 12, 13 anos”, acrescenta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
Atualizado às 12h01
33°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 38°

32° Sensação
4.12 km/h Vento
29% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/09)

Mín. 25° Máx. 40°

Tempo limpo
Amanhã (10/09)

Mín. 26° Máx. 41°

Tempo nublado
Mais lidas