Atualmente o acesso às redes por meio da internet tem se tornado comum. Preocupações como, idade correta para filhos terem celulares e acessar redes sociais, ir ao supermercado sozinho, e outras atividades, geralmente causam inquietudes nos pais.
A CNN Portugal entrevistou a psicóloga Marta Leite e os pediatras Fernando Chaves e Manuel Magalhães que trouxeram informações da percepção do nível de maturidade e responsabilidade que cada criança tem.
Existe idade correta?
Os dois pediatras ouvidos relatara que as crianças só devem ter um celular a partir dos 10 anos. Já a psicóloga, apontou os 13 como a idade próxima do ideal.
“Normalmente, o que eu proponho aos pais é: o celular serve para a criança comunicar, mas também serve para a criança ser supervisionada ou controlada. Isso é uma vantagem”, comenta o pediatra Fernando Chaves, sublinhando que não existe uma idade específica para isso.
O pediatra Manuel Magalhães ressalta que não existe uma idade pré-estabelecida, mas que os pais devem estar abertos à possibilidade de as crianças terem um celular. “Têm que se sentir confortáveis e achar que há uma necessidade para tal. Depois, e provavelmente o mais importante, é a criança ter autonomia suficiente para poder tomar conta do seu celular.”
“É uma responsabilidade, portanto, deve ser uma criança que tenha algum grau de responsabilidade e que perceba a importância, os riscos e os benefícios de ter um celular”, afirma o pediatra.
Também a psicóloga Marta Leite acredita que é necessário levar em consideração o desenvolvimento cognitivo de cada criança, bem como a sua maturidade.
“Um celular é algo que está aberto ao mundo, estão todos ligados à internet. Consegue-se facilmente acessar a qualquer tipo de aplicações. Eles não sabem discernir o que é bom ou mau”, razão pela qual é necessário conversar abertamente com as crianças e alertá-las para os perigos que existem, sublinha a psicóloga. “Portanto, eu diria que a partir dos 12, 13 anos”, acrescenta.