A 3ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), a ser realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), acontecerá em dois momentos. O primeiro na quinta-feira, 3, das 14 às 18 horas, no auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM). O segundo, no sábado, 5, das 14 às 18 horas, no auditório do Resolve Palmas, em Taquaralto.
A temática da 3ª audiência visa apresentar o prognóstico (Fase III do processo), que é o resultado sistematizado para os cenários futuros simulados e a proposta de rede do transporte coletivo de Palmas. As simulações auxiliam na hierarquização das ações a serem propostas no tempo em função dos volumes de veículos que estão sendo estimados para os cenários estudados de crescimento e distribuição populacional para os anos de 2025, 2029 e 2033.
De acordo com a coordenadora do PlanMob, Valéria Oliveira, o prognóstico é uma avaliação do que acontecerá com a mobilidade de Palmas se nada for implantado, além das medidas já previstas e em andamento. “É esta etapa do trabalho que nos permite identificar os locais físicos que irão precisar de intervenções para suportar as necessidades futuras de deslocamento dos moradores de Palmas, por isso, é fundamental a participação da população neste processo.”
Na próxima etapa, com base nas pesquisas elaboradas, no diagnóstico realizado e neste prognóstico, serão detalhadas as propostas necessárias para a mobilidade atual e para que Palmas possa ser preparada para o futuro.
Entenda
O PlanMob é um instrumento de planejamento que, por meio de estudos técnicos e participação social, estabelecerá diretrizes, metas e ações do sistema de mobilidade da cidade para os próximos dez anos. Contemplando vários aspectos como: o transporte público coletivo, o deslocamento a pé e por bicicleta, as cargas urbanas, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, os estacionamentos públicos e privados, a circulação e a segurança viária, além da integração entre os diferentes modos de deslocamento.
A execução dos trabalhos acontece em quatro etapas sucessivas:
Fase I - Plano de trabalho e Nivelamento Institucional;
Fase II - Diagnóstico;
Fase III - Prognóstico (atual);
Fase IV - Formulação e Aprovação do Plano de Mobilidade Urbana.
Ao término de cada fase são realizadas as respectivas audiências públicas, além da 5ª Audiência Pública para consolidação do plano, com apresentação da minuta do Projeto de Lei do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas.
Participe das audiências, contribua com propostas. E para saber mais sobre as etapas concluídas e deixar sua opinião sobre a elaboração do PlanMob de Palmas, acesse aqui.
Asmeto Filipe Martins prestigia posse da nova Diretoria Executiva da Asmeto
Eleições 2026 Eleições 2026: audiências no TSE discutem normas que irão orientar atuação do TRE-TO
Saúde No Dia Mundial do Câncer, SES/TO reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado humanizado
Política Filipe Martins figura entre os mais lembrados para a Câmara em 2026 e consolida diálogo com valores das famílias tocantinenses
Viral Viralizou: praça de Ananás comparada com Paris foi construída com recursos destinados por Tiago Dimas
Metrologia - TO Presidente da Agência de Metrologia faz visita técnica ao Inmetro em Brasília e é recebido pelo diretor do órgão Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuva