A Escola Municipal Beatriz Rodrigues, localizada na Arne 41 (405 Norte), em Palmas, promoveu nesta quarta-feira, 27, uma atividade de sensibilização ambiental como parte do programa Muda Clima, desenvolvido com o objetivo de ressaltar a importância do plantio de mudas para minimizar o calor. A professora Ana Lúcia Libaino e a gerente de Educação Ambiental da Semed Ieda Rodrigues Neres também abordaram os cuidados que devemos ter com as árvores recém plantadas para que cheguem à idade adulta, provendo frutos e sombra.
A primeira palestra foi realizada para os alunos dos 6º e 7º anos, e abordou a importância da produção de mudas por meio da germinação das sementes para cultivo de árvores frutíferas e nativas do cerrado, como ipê e jacarandá. Os alunos prepararam o substrato, os recipientes das mudas e em seguida fizeram o plantio das sementes. A partir de agora, as sementes serão regadas e cuidadas até o ponto de plantio.
Em novembro, no início da época das chuvas, acontece a segunda etapa do projeto, que é o plantio das mudas em volta da escola. Nesta atividade, serão utilizadas mudas produzidas no Viveiro Municipal, que já estão sendo desenvolvidas para serem plantadas. O programa é promovido em parceria com a Gerência de Educação Ambiental.
A professora Ana Lúcia considera que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos, e que cabe a cada um adotar práticas sustentáveis em seu dia a dia, como economizar água e energia, reduzir o consumo de plástico e reciclar. “A preservação do meio ambiente está ligada à nossa própria sobrevivência e qualidade de vida. Ao falar de cuidados com as árvores estamos investindo em nosso próprio futuro e no das próximas gerações. É urgente a preservação desse precioso recurso natural”, considera.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva