No próximo dia 18 de novembro, a Lei nº 12527/2011, que dispõe sobre o direito de acesso à informação no Brasil, completa 12 anos. Reforçando o compromisso como órgão fiscalizador e também orientativo, a Controladoria-Geral do Tocantins (CGE-TO), por meio da Ouvidoria-geral do estado (OGE-TO) realiza o curso “Lei de Acesso à Informação, Transparência pública e Ouvidoria”, com início nesta terça-feira, 07, e duração de três dias.
O primeiro dia de capacitação apresentou conceitos, contexto histórico, abrangência e operacionalização da Lei de Acesso à Informação (LAI). Nos próximos dias, os participantes poderão aprender mais sobre contexto e normativas que tratam sobre o sistema de ouvidoria, transparência pública, carta de serviços, manual de usuários, entre outros assuntos.
Para a Ouvidora-geral do estado, Larissa Peigo Duzzioni, tudo o que envolve área de ouvidoria pública, envolve dinamismo, atualização e precisa de aprofundamento, de compreensão da legislação, da realidade social, o que demanda aperfeiçoamento contínuo.
“Precisamos estudar o tempo todo para aprimorar o sistema e sobre a Lei de Acesso à Informação, para nos especializar cada vez mais e aprimorar os fluxos de atendimento, desse serviço que é um direito fundamental do cidadão”, finalizou a Ouvidora-geral.
A capacitação é voltada para os servidores da Ouvidoria-geral do estado, e busca aprimorar ainda mais os conhecimentos dos agentes públicos, afirmando o compromisso do governo do estado com a transparência e o incentivo ao controle social.
A gerente de Transparência e Controle Social, Adriele Pessoa Motta, argumentou que a Ouvidoria- geral do Tocantins tem um papel social muito importante no cenário público, pois sua atuação é pautada pelos princípios da ética, transparência, confiabilidade e integridade entre o Estado e o cidadão.
“Por esta razão, a OGE está passando por um processo de capacitação, aprimoramento e alinhamento de fluxos, respeitando as normas e diretrizes vigentes, visando assim, o efetivo exercício da democracia e aprimorando o controle social sobre as instituições públicas”, pontuou Adriele.
O curso “Lei de Acesso à Informação, Transparência pública e Ouvidoria”, tem carga horária de 12h e é voltado para a equipe técnica da Ouvidoria-geral do estado, ofertado pelo Instituto de Consultoria e Gestão Pública (Icogesp).
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas