Com o intuito de integrar as ações de conservação do Cerrado, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou nesta quarta-feira, 27, um intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as Áreas de Proteção Ambiental do Jalapão e Lago de Palmas. A programação teve início nessa terça-feira, 26, e envolveu atividades educativas sobre a preservação do pato-mergulhão na Comunidade Quilombola Rio Novo, visita em áreas assoreadas, diálogo com agroextrativistas e troca de conhecimento entre brigadistas.
A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, informou que o propósito da ação foi compartilhar experiências e fortalecer a colaboração entre as duas unidades de conservação, com foco na preservação ambiental de forma integrada, considerando o amplo conhecimento da equipe da APA Lago de Palmas sobre plantio de espécies nativas e recuperação de áreas degradadas.
Além disso, a ação visou promover a troca de experiências entre brigadistas das duas APAs para fortalecer o conhecimento técnico e operacional em relação ao Manejo Integrado do Fogo (MIF) e outras práticas fundamentais para a prevenção e combate a incêndios florestais.
As atividades da terça-feira, 26, foram realizadas na Comunidade Quilombola Rio Novo, onde crianças participaram de atividades de interpretação ambiental voltadas especificamente para o pato-mergulhão. “Foram discutidos os desafios enfrentados por essa espécie ameaçada de extinção, bem como as estratégias de conservação necessárias para sua sobrevivência. O sentimento de pertencimento à natureza também foi enfatizado, especialmente para os alunos da escola rural”, explicou a supervisora.
As equipes também estiveram no Córrego Curicaquinha, que devido ao processo de assoreamento, a APA do Jalapão desenvolveu um projeto de revitalização dessa área degradada. Os técnicos da APA do Lago de Palmas, com vasta experiência em restauração e plantio de mudas, participaram das discussões sobre técnicas de recuperação. A comunidade local, incluindo crianças, também esteve envolvida.
Nesta quarta-feira, a etapa do intercâmbio esteve voltada para o agroextrativismo. De acordo com Rejane Nunes, houve uma troca de experiências com família agroextrativista da Comunidade Galheiros e visita ao plantio de Mangaba e viveiro de mudas. “A equipe do Lago de Palmas visitou viveiros e interagiu com membros da comunidade para trocar informações sobre técnicas de plantio e manejo sustentável”, informou.
O supervisor da APA Lago de Palmas, Abel Andrade, destacou a importância da troca de conhecimento e experiência entre as equipes das unidades de conservação. “Essa integração beneficia tanto os técnicos, que podem conhecer a rotina e o funcionamento da região, quanto a comunidade local, que tem a oportunidade de ampliar seu processo de desenvolvimento. Esta possibilidade de compartilhar experiências é fundamental e contribui para a preservação e gestão sustentável das APAs”, concluiu.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas