O Governo do Tocantins visitou na sexta-feira, 21, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), uma iniciativa dedicada à destinação de aparelhos elétricos e eletrônicos descartados, durante a ação de mapeamento dos resíduos sólidos no Estado. Desde o início do ano, já foram visitados mais de dez tipos de iniciativas, entre eles, aterros, cooperativas, associações de catadores, iniciativas de logística reversa e projetos desenvolvidos no Estado.
O Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC Lab Palmas, do projeto Programando o Futuro é mais um dos atores integrantes da cadeia de destinação dos resíduos sólidos do Tocantins. Na unidade, os aparelhos recondicionados são reaproveitados e viabilizam a inclusão digital com oferta de cursos de informática básica gratuitos, já os itens sobressalentes são colocados à disposição para doação às instituições de apoio. Os componentes das carcaças inutilizadas, por sua vez, são selecionados por tipo de material e encaminhados às usinas de reciclagem.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, destacou que, “a Semarh avança com o mapeamento dos atores da cadeia produtiva dos resíduos [sólidos], para conhecer a estrutura, dinâmica e logística de cada tipo de iniciativa, tanto no setor público como privado, para realizar as interlocuções necessárias à ligação de pontos desconectados e formação de uma rede integrada”.

“Hoje [21] visitamos essa organização não governamental que recebe resíduos eletroeletrônicos e transforma o que seria lixo em oportunidade de inclusão digital. Por meio de cooperação técnica, eles formam parceria e disponibilizam o PEV – Ponto de Entrega Voluntária, então trabalham a logística reversa, dando a destinação adequada aos componentes dos aparelhos inutilizados, que são encaminhados para a reciclagem”, acrescentou a diretora.

O coordenador do projeto CRC Lab Palmas, Rodrigo Marsa, contou que o Programando o Futuro tem 23 anos de existência e o projeto CRC em Palmas vem se estruturando nos últimos seis meses ressaltando que, “o CRC Lab Palmas, trabalha com um sistema seguro, que permite rastrear origem e destinação de todo material. O programa atua também em outros estados, como Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e já soma mais de 8 mil computadores recondicionados e doados para iniciativas de inclusão digital. No Tocantins, estamos formando parcerias para instalação dos PEV, nossa meta é atingir 200 toneladas/ano no Estado, ampliar a inclusão digital e assim contribuir com o desenvolvimento das políticas públicas de resíduos sólidos no Estado”.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas