Para ajudar nas ações de combate ao fogo, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em sua política ambiental, conta com um importante programa, o ICMS-Ecológico.
Por meio do programa, de janeiro a julho deste ano, foram repassados aos municípios pelo Governo do Tocantins cerca de R$10 milhões referente a ações desenvolvidas em 2023. Os recursos foram utilizados na contratação de brigadistas, compra de equipamentos, estrutura das coordenadorias municipais e nas práticas relacionadas à prevenção e à educação ambiental.
Os municípios que obtiveram direito aos repasses foram aqueles que pontuaram no índice de Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.
Com referência a 2023, 129 municípios pontuaram no ICMS-Ecológico, sendo que obtiveram melhores resultados Palmeirópolis (0,02735), Santa Rosa do Tocantins (0,02564), Natividade (0,02563), Chapada de Areia (0,02507) e Itapiratins (0,02507).
A Legislação Estadual estabelece que os municípios instituam e estruturem suas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. De acordo com dados do Sistema Informatizado do ICMS-Ecológico (SISECO), nos últimos quatro anos, 80 municípios no Estado instituíram Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, 40 Brigadas de Incêndios Florestais, que permanecem em média de cinco a sete meses em atividade.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, o ICMS-Ecológico é um instrumento importante de incentivo às ações municipais de controle, combate e prevenção das queimadas e incêndios florestais.
“Este ano foram iniciadas as ações solicitadas pelo novo questionário focadas em atividades mais práticas e com comprovações eficazes para que mais municípios consigam desenvolver boas práticas quanto à prevenção, controle e combate às queimadas e incêndios florestais”, acrescentou.
Lelis também destacou que, para este ano, o Governo do Tocantins, em conjunto com o Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA), conseguiu dobrar o índice de controle e combate às queimadas, passando de 1,5% para 3,0%.
Além disso, a fórmula de cálculo do índice foi modificada, levando em consideração a área queimada de cada município, a área de queima controlada e o Manejo Integrado do Fogo (MIF).
ICMS-Ecológico
O ICMS-Ecológico é um programa de pagamento por serviços ambientais, no qual o Governo do Estado repassa o total de 13% dos recursos do Índice de Participação do Municípios – IPM, de acordo com o resultado das ações ambientais realizadas e comprovadas pelos municípios.
De acordo com diretora de Informações Ambientais, Clima e Floresta, Cristiane Peres, "com essas alterações são aprimorados os resultados e estimuladas as ações desenvolvidas pelos municípios no combate às queimadas, considerando os custos envolvidos na contratação e estruturação de brigadistas municipais".
Eleições 2026 Mesa diretora da CIADSETA declara apoio à pré - candidatura de Henrique Martins
Homenagem Comissão da Câmara aprova projeto de Vicentinho Júnior que dá nome de Moisés Avelino a trecho da BR-242
CNH Renovação Automática da CNH: Detran/TO explica quais os requisitos para ter acesso ao benefício
Pesca Governador Wanderlei Barbosa destaca realização da 2ª etapa do Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva para impulsionar turismo sustentável
Gestão Sebrae Tocantins leva debate sobre ética e governança no I Congresso Tocantinense de Compliance
Eleições 2026 Tudo em casa: Cantora Rosilene Martins entra na disputa federal a convite do governador Wanderlei e com apoio da base de Eli Borges