A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da BRK, responsável por investigar a qualidade dos serviços de água e esgoto prestados pela concessionária na capital, apresentou nesta quinta-feira (12), no plenário da Câmara Municipal de Palmas (CMP), seu relatório final. O documento, resultado de meses de investigações e reuniões públicas apontou diversas irregularidades e falhas na prestação dos serviços, gerando impactos na população palmense.
A CPI da BRK identificou uma série de irregularidades graves na prestação de serviços de saneamento em Palmas. Entre as falhas apontadas destacam-se graves descumprimentos relacionados ao contrato de concessão e seus aditivos, incluindo alterações ilegais no objeto contratado. Foram identificadas irregularidades nas transferências de controle acionário e ilegalidades nos processos que embasaram os ciclos tarifários, comprometendo a transparência e a legalidade das operações.
A Comissão também destacou a falta de demonstração efetiva do atendimento aos usuários e da qualidade dos serviços prestados. Além disso, os resultados de auditorias e investigações anteriores apontaram falhas recorrentes, mas as sanções aplicadas mostraram-se insuficientes para corrigir os problemas. A CPI revelou ainda o descumprimento de obrigações ambientais, enquanto a concessionária e outras partes envolvidas não atenderam integralmente às solicitações formais da Comissão, dificultando o avanço das investigações e comprometendo a transparência do processo.
A CPI da BRK recomendou a alteração da legislação para garantir a autonomia da Agência de Regulação (ARP) e avaliar a caducidade do contrato de concessão devido a descumprimentos contratuais. Sugeriu apuração de responsabilidades e indenizações pela concessionária, além de mudanças contratuais para fortalecer o papel regulador da ARP e assegurar maior transparência e eficácia na gestão dos serviços. O relatório final será encaminhado para o Ministério Público e a outros órgãos competentes para apuração de responsabilidades civis e criminais.
O relator da CPI, vereador Nego (PL), afirmou: "A CPI da BRK foi um grande aprendizado, apesar das dificuldades enfrentadas. Nosso objetivo foi identificar as falhas nos serviços prestados e garantir que os interesses da população de Palmas sejam respeitados". O presidente da Comissão, vereador Josmundo(PL), acrescentou: "Nosso trabalho foi pautado pela transparência e justiça, buscando assegurar que as irregularidades encontradas sejam solucionadas,para que a gestão pública seja mais eficiente e ética", afirmou.
Além do presidente e do relator, a Comissão contou com a participação dos vereadores membros titulares Eudes Assis (PSDB), Marilon Barbosa (Republicanos), Pedro Cardoso (Republicanos) e os suplentes Joatan de Jesus (PL), Waldson da Agesp(PSDB), Márcio Reis(União), Júnior Brasão(PSB) e a vereadora Laudecy Coimbra(PL).
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas