Mesmo enfrentando alguns contratempos que atrasou o fim da plantação, a safra da soja no período 2022/2023 deve ter um aumento com relação à produção neste ano no Tocantins. De acordo com expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada também teve leve aumento. Os dados são do segundo o 4º levantamento da safra de grãos, divulgado na quinta-feira (12).
O plantil da soja no Tocantins foi finalizado em dezembro de 2022 e na segunda quinzena de janeiro, algumas lavouras estão em florescimento, com os grãos já aparecendo. Mas as que foram plantadas com certo atraso ainda estão em desenvolvimento vegetativo, segundo explicou o gerente substituto de acompanhamento de safras da Conab, Marco Antônio Garcia.
“A previsão de início de colheita é já nesse final de janeiro. As máquinas devem entrar em campo para começa a colheita. Essa que vai ser colhida no final do mês é uma das primeiras que foram plantadas”, disse.
O especialista explicou que em algumas áreas do Tocantins, o fenômeno meteorológico de veranico, que consiste em um calor e baixa umidade mesmo no inverno e o atraso nas chuvas foram os motivos de algumas regiões terem demorado para finalizar do plantil, mas mesmo assim isso não deve atrapalhar a produção.
“De uma maneira geral as lavouras estão excelentes. A gente já teve um aumento de área expressivo esse ano. Então a gente acredita que tem tudo para bater um recorde de produtividade no Tocantins, tanto em quilos por hectare, em termos de produtividade da lavoura em si, como também na produção total do estado”, afirmou o gerente substituto.
O bom desempenho destacado pelo especialista pode ser conferido nas estimativas do comparativo de área, produtividade e produção do grão de soja, previstos no 4º Levantamento. Veja:
Área (em mil hectares)
Produtividades (em kg/hectare)
Safra 2021/2022 – 3.387
Safra 2022/2023 – 3.156
Variação de -6,8%
Produção (em milhões de toneladas)
Com relação à redução na produtividade, o especialista afirmou que os dados poderão sofrer algum reajuste, já que podem aumentar após as máquinas entrarem em campo e a colheita começar, de fato.
Áreas do estado
Sobre as áreas do estado em que a chuva atrasou, Marco Antônio disse que não deve haver prejuízos para a colheita. “Algumas partes do Tocantins a chuva demorou um pouco mais, principalmente na região de Campos Lindos, que normalmente é feito um plantil mais precoce. Ela demorou um pouquinho mais para chegar que o normal. Mas no restante do estado ela fluiu bem, o plantil não teve nenhum atraso significativo por conta disso”.
O Tocantins possui duas épocas de plantil de soja: a verão, que já aconteceu, e a irrigada, que é plantada na região dos municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. Entretanto, os números do levantamento da Conab refletem a produção das duas áreas, segundo o especialista. “Essa soja irrigada ainda não foi plantada. Vai começar a partir de meados de abril”, afirmou.
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a soja é o grão com maior predominância no estado, com 66,8 % em área de plantio e, na produção, 59,8%, em toneladas de grãos.
Nacional
Em todo o Brasil, a safra de grãos 2022/2023 está estimada em 310,9 milhões de toneladas. Houve um aumento de 14,5% em relação à safra passada. Com relação à soja, a expectativa de produção é de mais de 152 milhões de toneladas, um aumento de 21,6%. No ano passado, a produtividade ficou em 125 milhões de toneladas conforme o levantamento da Conab.
Asmeto Filipe Martins prestigia posse da nova Diretoria Executiva da Asmeto
Eleições 2026 Eleições 2026: audiências no TSE discutem normas que irão orientar atuação do TRE-TO
Saúde No Dia Mundial do Câncer, SES/TO reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado humanizado
Política Filipe Martins figura entre os mais lembrados para a Câmara em 2026 e consolida diálogo com valores das famílias tocantinenses
Viral Viralizou: praça de Ananás comparada com Paris foi construída com recursos destinados por Tiago Dimas
Metrologia - TO Presidente da Agência de Metrologia faz visita técnica ao Inmetro em Brasília e é recebido pelo diretor do órgão Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva