O que antes era considerado luxo ou produto inacessível está se tornando uma tendência que ganha fôlego no Tocantins. As confeitarias, lojas de bolos e docerias gourmet conquistam espaço no mercado, transformando receitas tradicionais em experiências sofisticadas. Dados do Sebrae Tocantins confirmam a ascensão do setor e destacam a força dos pequenos negócios nessa evolução.
Atualmente, o Estado contabiliza 649 empresas voltadas à produção ou venda de produtos de padaria. Dessas, 647 (99,69%) são Pequenos Negócios, como Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Nos últimos dez anos, esse segmento praticamente dobrou, com uma média de 33 novos CNPJs por ano, mostrando o dinamismo e a relevância desse nicho para a economia local.
Uma informação que chama atenção é o protagonismo feminino no setor. Entre os 662 sócios dessas empresas, 80,1% são mulheres. Esse dado, além de refletir o talento das empreendedoras, também aponta para um mercado em que criatividade, sensibilidade e inovação são diferenciais no universo empreendedor.
Na visão de Amaggeldo Barbosa, gerente do Sebrae, o que faz essas pequenas empresas se destacarem é o foco na produção artesanal. Conforme o gestor, diferente da indústria de larga escala, esses produtos têm como marca registrada o sabor autêntico e menos industrializado. “Ingredientes de alta qualidade e o cuidado no preparo são a receita para conquistar um público que valoriza experiências gastronômicas únicas”, aposta.
“Os clientes buscam cada vez mais produtos que tenham um toque especial e sejam diferentes do comum”, afirma Rosanne Moré, proprietária de uma passaria em Palmas. Segundo ela, bolos decorados, doces finos e sobremesas personalizadas estão entre os mais pedidos. “As pessoas valorizam o cuidado no preparo e o uso de ingredientes de qualidade. Isso tem sido essencial para fidelizar os clientes e, claro, garantir um bom retorno financeiro”, destaca a empresária.
Desafios e oportunidades para o Futuro
De acordo com o Sebrae Tocantins, o crescimento do mercado de doces e pães representa reflexo do potencial de consumo da região e uma porta de entrada para novos empreendedores. Contudo, Amaggeldo Barbosa pontua que o caminho para o sucesso exige capacitação, inovação constante e estratégias eficientes de marketing. “Com criatividade e atenção às demandas do público, pequenos empreendedores têm tudo para transformar o setor em uma referência regional. O mercado deste segmento no Tocantins segue em plena expansão, o que nos faz acreditar que qualidade e originalidade continuam sendo os melhores ingredientes para conquistar clientes e garantir sucesso na empresa”, finaliza.
Empreendedorismo Projeto “Empreendendo com Crochê” promove formação para mulheres em Palmas
Artesanato Sebrae impulsiona artesanato do Tocantins com consultorias para Feira Nacional de Artesanato 2025
Sem mais impostos Para Filipe Martins, votar pela urgência de suspensão do aumento do IOF, “é defender o bolso do cidadão”
Tocantins Tocantins supera média nacional e tem uma das menores taxas de desemprego do Norte e do Nordeste
Mulher de Negócios Empreendedoras do Tocantins já podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025
Modernização Servidores do Estado Tocantins receberão salário pelo BRB a partir de junho, saiba como vai funcionar