O Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), recebe nos dias 29 e 30 deste mês, as oficinas Pena Justa: Enfrentando o Estado de Coisas Inconstitucional nas Unidades da Federação. A ação é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), e visa fortalecer a formação de gestores e servidores no processo de execução do Plano Nacional Pena Justa, aprovado pelo Superior Tribunal Federal (STF).
O Pena Justa foi elaborado em quatro eixos, sendo eles: controle da entrada e das vagas prisionais para enfrentar a superlotação; melhoria da infraestrutura e dos serviços; processos de saída e reintegração social; e garantia de que as transformações sejam permanentes, evitando retrocesso.
O evento está sendo realizado na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen), com programação dividida em dois dias. Na quarta-feira, 29, as atividades ocorreram à tarde e tiveram caráter expositivo e o processo de elaboração do Plano Nacional.
Já durante a quinta-feira, 30, as atividades estão sendo realizadas com oficinas práticas e reflexivas, ministradas pela palestrante Luisa Bertrami, colaboradora eventual da Senappen. As vagas foram direcionadas a gestores e servidores da Seciju que atuam diretamente no sistema prisional.
O secretário executivo da Seciju, Hélio Marques, participou da abertura da oficina e destacou a importância do tema e a necessidade desse alinhamento. “Este é um tema bastante importante e uma oportunidade valiosa para fortalecermos nosso conhecimento. É fundamental que haja esse alinhamento, e nada melhor do que a Escola Nacional para guiar os servidores por meio da Escola de Gestão Penitenciária. Aqui é o espaço certo para falar, aprender e evoluir. Aproveitem ao máximo essa oportunidade”, enfatizou.
O gerente da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen), Janivaldo Rocha, ressaltou o papel fundamental da Espen nesse processo de formação. "É com grande satisfação que damos início a esta oficina, um momento de aprendizado e troca de experiências. A Espen é a nossa casa, a nossa porta de entrada, o nosso contato direto e acesso em Brasília, apoiando e impulsionando tudo o que temos desenvolvido aqui na escola", disse.
Para a diretora da Escola Nacional de Serviços Penais, Stephane Araujo, é de suma importância a articulação entre a Escola Nacional e as unidades estaduais. “Este projeto busca levar o Plano Pena Justa aos estados, permitindo que eles desenvolvam seus próprios planos estaduais. Sua importância está na articulação entre a Escola Nacional, as escolas estaduais e as academias de polícia penal, fortalecendo-as como espaços de formação para os servidores da execução penal”, detalhou.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas