O objetivo do projeto é promover a valorização da cultura afro-brasileira, utilizando as tranças como símbolo de resistência, identidade e sobrevivência nas cidades de Monte do Carmo e Porto Nacional (TO), visando empoderar mulheres negras e resgatar tradições ancestrais e oferecer alternativas de geração de renda para comunidades periféricas e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Fatyslene Lima, coordenadora do Projeto e também do Ponto de cultura Botija de Ouro, as tranças afro, além de uma expressão estética, carregam histórias de luta e resistência cultural. “Ao longo do tempo, essa prática foi passada de geração em geração, representando a força e a resiliência das mulheres negras. Este projeto apresenta as tranças não apenas como uma prática cultural, mas como uma ferramenta de empoderamento e sobrevivência. Ele busca conscientizar e ressignificar essa herança, capacitando as participantes a utilizarem essa técnica como fonte de renda e fortalecimento de identidade”, disse.

Será também realizada oficina de automaquiagem com a profissional Maria Laura, que apresentará técnicas de maquiagem, que ajudarão as adolescentes a se maquiarem sozinhas. A proposta é ensinar a base correta para seu tipo de pele, levando em conta sua cor e textura, a usar o corretivo e a escolher o batom adequado para cada situação, assim como aplicar a sombra e o lápis nos olhos, entre outras técnicas.
O Ponto de Cultura Botija de Ouro é uma iniciativa cultural e social para adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Monte do Carmo, Tocantins. Em alinhamento com a Lei Cultura Viva, o projeto visa fortalecer o desenvolvimento cultural e a cidadania ativa desses jovens, utilizando a arte e a cultura como ferramentas de transformação e empoderamento.
As inscrições serão feitas na Praça de juventude de Porto Nacional.
Programação
Palestra Introdução ao Marketing Inteligente: Transforme sua criatividade em renda.
Dia 22 de Fevereiro às 8h
Ministrante: Raquel Silva
Oficina para Prática de Tranças (20 vagas)
Dia 22 de Fevereiro às 9h
Ministrante: Fatyslene Lima
Oficina Prática para Automaquiagem (20 vagas)
Dia 22 de Fevereiro às 14h
Ministrante: Maria Laur
Fatyslene Lima
É uma trancista, dançarina e produtora cultural com uma vasta experiência em danças e práticas culturais. Desde os nove anos, Fatyslene participou de 66 espetáculos como dançarina ou coreógrafa e recebeu o título de Melhor Rainha Junina do Arraiá da Capital em 2022. Como trancista, é especializada em cabelos crespos, cacheados e anelados, e oferece palestras sobre autoestima e autovalorização para mulheres negras. Além de organizar a quadrilha de Monte do Carmo e promover a circulação da quadrilha em cidades vizinhas, ela também é responsável pela apresentação do Teatro da Via Sacra da cidade. Fatyslene é parceira da Escola Municipal Padre Gama, onde dirige espetáculos com temáticas africanas, aniversários, Dia das Mães e Natal.
Produção: Ponto de Cultura Botija de Ouro
Patrocínio: EDITAL Nº 33/2024 - CULTURA TRADICIONAL E POPULAR / LEI ALDIR BLANC / SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA DO TOCANTINS
Parceria: Prefeitura Municipal de Porto Nacional/Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional e Câmara Municipal de Porto Nacional/ Gabinete Vereador Marcone Cleiton.
Contatos: 063.99293-1801
Cultura Palmas receberá projeto Artesaciclo, aprovado pela Lei Rouanet
Cultura Coletivo cultural abre inscrições para residência artística em Palmas; artistas de todo o Brasil podem se inscrever
Lei Rouanet Captação da Lei Rouanet bateu recorde; confira valores
Cultura Governo do Tocantins investe em projetos locais e na aproximação com a comunidade artística para valorização da cultura e preservação da história tocantinense
Tocantins Governo do Tocantins avança na garantia de direitos para 16 etnias indígenas e 46 quilombos do estado
Tocantins Ponto de Cultura Botija de Ouro realiza palestras com foco em empreendedorismo cultural para jovens em Monte do Carmo Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva