Sábado, 22 de Março de 2025 05:16
63 98144-6969
Política REDD+

Mantoan defende esforços em defesa do meio ambiente e das comunidades tradicionais do Tocantins

O Tocantins foi o primeiro Estado do mundo a submeter o REDD+.

10/03/2025 11h23
Por: Redação
Mantoan defende esforços em defesa do meio ambiente e das comunidades tradicionais do Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, dia 07, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB), representou o Poder Legislativo do Tocantins na abertura do curso formação e atuação no Programa Jurisdicional de REDD+, que significa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal.

O símbolo '+' abrange atividades florestais adicionais que protegem o clima, ou seja, o manejo sustentável de florestas e a conservação e aumento dos estoques de carbono florestal.

Continua após a publicidade
Anúncio

Assim, os países que aderirem ao mecanismo poderão receber pagamentos baseados em resultados para reduções de emissões quando reduzem o desmatamento.

Em seu pronunciamento, Matoan destacou que é preciso sair do discurso e ir para prática, seja na construção de uma economia de baixo carbono, atuando para fazer valer a legislação quanto à biodiversidade e no respeito aos povos tradicionais e indígenas do Tocantins.

“Como parlamentar, permaneço atento às necessidades de atualizar e fazer valer a legislação, também no fortalecimento da fiscalização ambiental e da criação de políticas públicas que incentivem a valorização dos ativos ambientais do nosso estado”, concluiu Mantoan.

Adesão

O Tocantins foi o primeiro Estado do mundo a submeter o REDD+. O projeto prevê a aquisição dos créditos de carbono a serem gerados pelo Tocantins até 2030, com uma projeção potencial de mais de 50 milhões de créditos, o que representa uma receita estimada superior a R$ 2,5 bilhões, caso o Estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação florestal.

Capacitação

O evento vai até dia 11 e é promovido pelo Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, com o objetivo de qualificar a equipe de campo que atuará nas Oficinas Participativas REDD+.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.