O governador Wanderlei Barbosa recebeu nesta quinta-feira, 13, representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Tocantins (Sindileite) e secretários estaduais para discutir estratégias de fortalecimento do setor leiteiro. Na reunião, o deputado estadual Luciano Oliveira destacou a importância da interação entre indústrias, produtores e governo.
“Nosso objetivo é consolidar e expandir a cadeia produtiva do leite, tornando-a mais forte e competitiva. Com o apoio do governador Wanderlei Barbosa e dos secretários envolvidos, acreditamos que podemos construir um ambiente favorável ao crescimento sustentável do setor”, afirmou o parlamentar.
O encontro contou também com a presença do secretário da Fazenda, Donizeth Silva, do secretário da Agricultura, Jaime Café, e do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima. Entre as principais pautas estavam o fortalecimento da bacia leiteira tocantinense, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do setor.
Samuel Rita de Oliveira, presidente do Sindileite e representante da Indústria San Rita, destacou a importância da mediação do deputado Luciano Oliveira para viabilizar o diálogo entre o setor produtivo e o governo. “Estamos aqui junto com outras indústrias – Palac, Cremolat, Leite Mel – em um encontro intermediado pelo deputado Luciano, que fez essa ponte com o governo e o secretariado. A medida discutida trará uma injeção significativa na economia do estado, gerando emprego e renda”, afirmou.
Atualmente, a indústria da bacia leiteira do Tocantins gera mais de 2 mil empregos diretos e fomenta mais de 10 mil empregos indiretos, abrangendo produtores de todo o estado. O fortalecimento do setor é visto como essencial para aumentar a competitividade das indústrias locais e melhorar a rentabilidade dos produtores.
Durante reunião, o secretário da Agricultura, Jaime Café, destacou que o Governo do Tocantins vem apoiando os pequenos e médios produtores por meio do Programa Mais Genética, que já distribuiu mais de 12 mil doses de sêmen para a realização de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para melhorar a qualidade do rebanho bovino de leite no estado.
Para fortalecer a cadeia produtiva do leite, a distribuição de kits de inseminação artificial pelo Programa Mais Genética Tocantins segue disponível para os produtores interessados. Para acessar as normas, procedimentos e solicitar os kits, basta visitar o site seagro.to.gov.br e acessar o menu “Mais Genética Tocantins”. Também é possível obter mais informações pelo telefone (63) 9 9959-2029 ou pelo e-mail maisgeneticato.cadastro@gmail.com.
O Sindileite e as indústrias presentes avaliaram a reunião de forma positiva e acreditam que as medidas debatidas contribuirão para avanços na economia tocantinense, que vão beneficiar tanto os produtores quanto a população do estado.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas