Para reduzir o risco da transmissão de dengue, zika e chikungunya, o carro ‘fumacê’ começou a circular pelas ruas de Araguaína, no norte do estado. A ação faz parte do plano de contingência para combater a infestação do Aedes aegypti e, principalmente, a confirmação das doenças.
O fumacê, que libera um produto que mata o mosquito, começou a passar na quarta-feira (18). De acordo com a prefeitura, os casos de chikungunya tiveram um aumento de 600% em 2022, com relação ao ano anterior. Foram 19 casos em 2021 e 133 em 2022.
Com relação à dengue, apesar de menor, também teve aumento. Foram 77 casos com sinais de alarme em 2021 e 94 em 2022.
A prefeitura ressaltou que as ações em combate ao mosquito vão ocorrer ao longo de 2023, mas o reforço vai se estender até maio, considerado período mais crítico por causa das chuvas.
Pela manhã, o carro passa das 4h às 8h. À tarde, a ação é das 16h às 20h. Confira os bairros que vão receber o fumacê:
Sexta-feira (20)
Sábado (21)
Domingo (22)
“Vamos intensificar as visitas nas casas para eliminar focos em qualquer recipiente que acumule água parada, o que é propício para o criadouro do mosquito”, disse Eduardo Freitas, superintendente da Vigilância Epidemiológica de Araguaína.
Além do carro fumacê, que vai passar por bairros com maior índice de infestação, a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Mariana Parente, explicou que a população precisa vistoriar suas casas para eliminar possíveis focos.
“Algumas atitudes simples fazem a diferença, como recolher lixo e recipientes que possam acumular água, eliminar pneus e garrafas vazias, e ainda manter a caixa d’água fechada e limpa”, orienta.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva