Quarta, 10 de Setembro de 2025 06:59
63 98144-6969
Tocantins Preso por homicídio

Motorista diz em depoimento que caminhão bateu em van ao tentar ultrapassar outro veículo

Anderson Oliveira dos Santos foi encontrado por policiais civis na casa do advogado depois de ter deixado o hospital onde recebeu atendimento. Doze moradores de Almas morreram no acidente.

27/01/2023 09h28 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: g1 Tocantins
Anderson Oliveira dos Santos foi preso no final da manhã desta quinta-feira (26) — Foto: TV Anhanguera/Reprodução
Anderson Oliveira dos Santos foi preso no final da manhã desta quinta-feira (26) — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O motorista que conduzia o caminhão que bateu em uma van e causou 12 mortes na TO-280, prestou depoimento à Polícia Civil e confirmou que a tragédia aconteceu durante uma ultrapassagem. Anderson Oliveira dos Santos foi preso no final da manhã desta quinta-feira (26) e autuado por homicídio culposo.

O acidente aconteceu na TO-280 perto de Natividade, no sudeste do estado, por volta das 20h40 de quarta-feira (25). As vítimas que morreram estavam na van, que pertence à Secretaria de Saúde de Almas. Dois homens sobreviveram. Aristides Curcino dos Santos, 68 anos, e Suel Martins de Oliveira, de 36 anos, foram levados para hospitais de Natividade e Porto Nacional com fraturas. O idoso recebeu alta na tarde desta quinta-feira (26).

Continua após a publicidade
Anúncio

Conforme o depoimento, ele contou que saiu de Luiz Eduardo Magalhães (BA) e tinha como destino Belém (PA). Ele estava no caminhão com a esposa. O pai e o filho o acompanhavam durante a viagem, mas em outro caminhão.

Ele disse que uma carreta que estava à sua frente seguia com certa lentidão e, por isso, fez algumas manobras para tentar ultrapassar.

“Como a plataforma é grande e ele é muito largo [...] ele vinha até no meio da pista e voltava. E eu querendo passar, eu botava na cara e ele ia e voltava”, disse. 

O choque com a van aconteceu quando as duas carretas estavam no meio da pista, mas o veículo da frente conseguiu voltar para a mão correta e Anderson, não.

“Em questão de minutos ele voltou de vez. Eu estava atrás dele e me deparei com a van, no meio da pista”, contou o motorista.

Anderson Oliveira dos Santos durante depoimento na Delegacia de Natividade — Foto: Divulgação
Caption

 

Anderson também contou que depois da batida, os veículos começaram a liberar uma fumaça e ele desceu do caminhão para saber o que havia acontecido. “Tinha um senhor que estava em cima da van [...], mas só que ele estava tonto. Eu não vi vítima nenhuma, porque a van estava toda enterrada no carro”. Um terceiro veículo surgiu e levou ele e a esposa para o hospital.

Depois do atendimento médico, ele fugiu do hospital. Equipes da Polícia Civil o encontraram na casa do advogado Felício Cordeiro. Segundo a defesa, ele se sentiu ameaçado, por isso deixou a unidade.

“Não tinha condições de permanecer lá devido às ameaças da tragédia que aconteceu. A gente lamenta pelos óbitos que ocorreu. Mas assim, foi um acidente de trabalho”, afirmou Cordeiro. 

A Polícia Civil informou que Anderson vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, pelas 12 mortes. Quanto aos feridos, o crime é de lesão corporal.

Depois de prestar depoimento, foi encaminhado para a Cadeia Pública de Natividade. A audiência de custódia está marcada para esta sexta-feira (27). 

Caminhão e van bateram de frente na TO-280 e 12 pessoas morreram — Foto: Divulgação/Prefeitura de Almas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
Atualizado às 05h01
24°
Tempo limpo

Mín. 25° Máx. 39°

24° Sensação
1.54 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/09)

Mín. 25° Máx. 42°

Tempo limpo
Amanhã (12/09)

Mín. 25° Máx. 41°

Tempo limpo
Mais lidas