Quarta, 10 de Setembro de 2025 06:49
63 98144-6969
Tocantins Logística reversa

Câmara Técnica de Resíduos Sólidos do Conselho de Meio Ambiente avalia diretrizes para implementação da logística reversa no Tocantins

Os membros elegeram Hélia Azevedo Pacheco como coordenadora da Câmara Técnica e iniciaram o alinhamento das diretrizes para a implementação, estruturação e operacionalização da logística reversa de embalagens em geral no Estado

02/02/2023 10h55
Por: Redação
Após a análise dessa Câmara Técnica, o documento seguirá para a avaliação jurídica e posteriormente à apreciação do Conselho_Divulgação
Após a análise dessa Câmara Técnica, o documento seguirá para a avaliação jurídica e posteriormente à apreciação do Conselho_Divulgação

A Câmara Técnica Permanente de Gestão de Resíduos Sólidos (CTPGRS) do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) iniciou a análise das diretrizes para implementação, estruturação e operacionalização da logística reversa no Tocantins.

Na 12ª Reunião Ordinária da CTPGRS-Coema e primeira no formato virtual em 2023, realizada nesta quarta-feira (1º), os membros titulares ou suplentes do grupo de trabalho, que registraram presença nesse encontro, elegeram a gerente de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Hélia Azevedo Pacheco, como coordenadora da Câmara Técnica.

Continua após a publicidade
Anúncio

O documento em análise tem como base as prerrogativas apresentadas na Lei Federal nº 12.305/2010, no Decreto Federal nº 10.936/2022, no Decreto Federal nº 11.044/2022 e na Lei Estadual de Resíduos Sólidos 3.614/2019.

A coordenadora Hélia Azevedo Pacheco disse que, “já existem modelos implantados em outros Estados. A Legislação Federal prevê a implantação da logística reversa de embalagens em geral, no âmbito estadual. O documento em análisevai pontuar o queserá necessárioa implementação, estruturação e operacionalização do fluxo desses materiais no Estado, como serão realizados o controle e as competências dos atores que estarão envolvidos na composição dessa logística”.

O diretor de Planejamento de Saneamento Ambiental da Semarh, Cláudio Carneiro Santana Junior, reiterou que, “com o avanço da análise das diretrizes, os membros da Câmara Técnica, consideraram necessário um novo encontro na próxima semana, para detalhamento com a explanação de pontos pertinentes à operacionalização, geração de renda aos catadores e investimentos no Estado”.

Além da Semarh, são membros, titulares e suplentes, representantes da Comunidade Científica, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Tocantins (Crea/TO), Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Ministério Público Estadual (MPE) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
Atualizado às 05h01
24°
Tempo limpo

Mín. 25° Máx. 39°

24° Sensação
1.54 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/09)

Mín. 25° Máx. 42°

Tempo limpo
Amanhã (12/09)

Mín. 25° Máx. 41°

Tempo limpo
Mais lidas