A Igreja Evangélica de Cologny, na Suíça, entrou com uma ação no Tribunal Federal no dia 7 de fevereiro, com o apoio da Rede Evangélica do país, para denunciar uma violação da liberdade religiosa que recusa a realização de batismos no Lago de Genebra.
O recurso foi indeferido pelo Tribunal de Justiça da República e do Cantão de Genebra no final de dezembro de 2022. A Igreja Evangélica de Cologny recorreu a uma nova análise perante o Tribunal Federal em fevereiro deste ano, porém, o prazo legal estipulado foi de 30 dias após a notificação.
Segundo o portal Evangeliques Info, a vice-diretora da Rede Evangélica Suíça (RES), Stéphane Klopfenstein, afirmou que essa violação não é apenas local, referindo-se ao cantão de Genebra, mas esta violação da liberdade religiosa tem ocorrido em alcance nacional.
Cristãos aguardam resultado
A ação feita pela Igreja, apoiado pelo RES, também estipula uma violação da igualdade de tratamento e da proibição da discriminação.
“Desde a lei do secularismo no cantão de Genebra em 2019, não houve jurisprudência. Desejamos, portanto, que o Tribunal Federal tome uma posição e questione o regulamento de aplicação desta recente lei”, disse Klopfenstein.
Acrescentou: “Pedir autorização prévia para batismos vai longe demais. Qualquer associação não cristã não precisa pedir para se reunir em espaço público. Esperamos que o Tribunal Federal diga que isso é uma violação da liberdade religiosa”, concluiu ela.
A lei do secularismo pretende eliminar as práticas religiosas da vida pública, o que não é aceitável, segundo o RES.
De acordo com o Evangeliques Info, a prática de batismos em espaços públicos é antiga. A implementação de uma lei que regula a liberdade religiosa na região iria limitar as manifestações evangelísticas e a exposição da fé em Jesus.
O RES e a Igreja Evangélica tem o direito de recorrer ao processo judicial europeu, caso o Tribunal Federal Suíço se oponha.
Unificados ARNO 33 Samuel Bozza será o cantor oficial na Conferência Unificados da Congregação Monte Moriá, AD Palmas - Centro
Unificados ARNO 33 Pastor Maués Pontes retorna à Congregação Monte Moriá como um dos preletores da Conferência Unificados
Unificados ARNO 33 Pastor Silas Cavalcante será um dos preletores da Conferência Unificados na Congregação Monte Moriá, AD Palmas Centro
Conferência Congregação Monte Moriá realiza Conferência Unificados, com o tema “Enchei-vos do Espírito Santo”, nos dias 8 e 9 de novembro
Esperança Ruberval França lança “Caminhando em Esperança”: um testemunho de resiliência, fé e superação
Ensinamento Mãe viraliza ao ensinar sobre oração ao filho com dinâmica: ‘Ensino a importância de orar’